Civilização

Páginas: 2 (283 palavras) Publicado: 24 de abril de 2013
Sociologia – Respostas
1. A origem da palavra cidadania vem do latim “civitas”, que quer dizer cidade.

2. A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicara situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer.

3. Ele quer representar que votamos e pagamos impostos obrigatoriamente, ou seja,fazemos coisas que nos são impostas, e encontramos muitas barreiras culturais e históricas para vivencia da cidadania. Somos acostumados a apanhar calados, dizer sempre “simsenhor?” a “engolir sapos”, a achar normal a injustiça, a termos um “jeitinho pra tudo”, a não levar a serio as coisas publicas, achar que direitos são privilégios, eexigi-los é ser boçal, e ainda acreditar que se as coisas estão como estão e por vontade de Deus.

4. “A cidadania expressa um conjunto de direitos que da à pessoa apossibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania, esta marginalizado ou excluído de inferioridade dentro do grupo social”.

5. Énecessário que o cidadão participe, seja ativo, faça vales os seus direitos. Simplesmente porque existe o código do consumidor, automaticamente deixarão de existir os desrespeitosaos direitos do consumidor ou então esses direitos se tornarão efetivos? Não! Se o cidadão não se apropriar desses direitos fazendo-os valer, esses serão letra morta, ficarão sóno papel.

6. Convivendo em uma sociedade, fazendo valer todos meus direitos e cumprindo todos os deveres a mim cabíveis, respeitando o lugar do próximo a sociedade e avida direita, exercer cidadania não é tratar todos com carinho, e sim respeitá-los e acreditar que todos são iguais.

Jessica dos Reis Favaro - Nº 23
Seria : 3º c
Sales
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Civilização
  • civilização
  • Civilização
  • Civilização
  • Civilização
  • civilizaçao
  • civilizaçao
  • Civilização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!