Civilização

Páginas: 6 (1257 palavras) Publicado: 2 de janeiro de 2015
Adolescentes, Telemóveis e a Língua Portuguesa
Opinião
2008-08-09
Por Madalena Cruz-Ferreira *

Madalena Cruz-FerreiraMensagens transmitidas por telemóvel e outros meios de comunicação electrónica providos de teclado pertencem, por definição, a formas escritas de língua. Formas escritas de uma língua não são “a Língua”. Na história tanto das sociedades como dos indivíduos, a escrita sucedeà fala e depende dela porque o seu objectivo é representar a fala. Foi a escolaridade, onde ela existe e onde existem formas escritas de línguas, que fez a escrita aceder a um estatuto privilegiado de forma de língua. A persistente legitimidade deste estatuto explica-se pela sua necessidade, como norma inteligível independente das variações naturais da fala: dialectos de uma língua, por exemplo,incluindo diferentes sotaques, podem escrever-se da mesma maneira.

* Linguista e investigadora independente, Singapura.

Página académica: http://linguistlist.org/people/personal/get-personal-page2.cfm?PersonID=8708

Esta necessidade reveste a escrita de uma aura de intocabilidade, porque é na escrita que se resguarda uniformização do que é naturalmente diverso. A consciência colectivadesta função uniformizadora, por sua vez, resulta em dois efeitos. Primeiro, que a discussão de normas de escrita invariavelmente envolva juízos de valor mais do que juízos de facto. Sugestões de reforma ortográfica são vistas como atentados a um património unificador e não como tentativas de aproximar a escrita da fala, tanto em Portugal como noutros países com línguas escritas.

Segundo, que oaparecimento espontâneo de uma forma de escrita que reflecte a fala de forma inesperada seja tido como um atentado à língua em si e não como uma tentativa de viabilizar a língua através de uma escrita alternativa adaptada a meios de comunicação onde essa língua dá os primeiros passos. É este o caso do Português-de-Telemóvel (chamemos-lhe assim).

O Português-de-Telemóvel como reflexo da falaPor motivos históricos, ortografias alfabéticas tradicionais como a do Português partilham a característica de não reflectirem univocamente os sons da fala. O primeiro som da palavra chuva, por exemplo, pode escrever-se de três maneiras diferentes, incluindo letras simples e dígrafos. Conversamente, a letra simples pode representar três sons diferentes.

O Português-de-Telemóvel adapta estaflexibilidade da escrita com regras precisas. É tão inteligível como outras formas de escrita, ou não seria utilizável como tal, uma vez esclarecidas essas regras. Um exemplo é o uso da letra para sons diferentes que no entanto pertencem a um tipo específico de articulação falada, envolvendo fricção não-vozeada do ar na cavidade bucal. Conversamente, a letra representa um único som, escrito detrês maneiras diferentes na grafia oficial: seguido de e mais raramente de ; seguido de ; e seguido de . A convenção que dispõe letras por simples ordem alfabética no teclado de telemóveis pode contribuir para o favorecimento de certas letras para certas grafias, com o objectivo de economizar o número de toques.

A omissão de certas sílabas e/ou vogais também obedece a regras, já que afectapreferencialmente palavras de tipo gramatical e não lexical, por exemplo tudo, qualquer, que, de, também. Abreviaturas semelhantes foram e são tipicamente usadas por estudantes numa aula e por outros indivíduos em situações que igualmente requerem apontamento escrito rápido de material oral. Outras grafias abreviadas também reflectem a fala: para senhor(a) doutor(a) (e não professora/professor); ou, onde a omissão de e corresponde à omissão dos sons representados por estas grafias na pronúncia informal desta palavra (de um novo verbo “tar”, não de uma forma confundida do verbo “ter”, já que tamos não é uma forma verbal de “ter”).

Estas são formas coloquiais, certo, mas é justamente para representar estas formas que as Línguas-de-Telemóvel foram e estão a ser inventadas, como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Civilização
  • Civilização
  • civilização
  • Civilização
  • Civilização
  • civilizaçao
  • civilizaçao
  • Civilização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!