Civilização

Páginas: 2 (283 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2014
 “Além da civilização: a próxima grande aventura da humanidade”, publicado em 2001, traz consigo as características marcantes de um manifesto: de forma bastante explícita,o premiado autor Daniel Quinn utiliza-se da obra como um insistente apelo de mudanças em nossa sociedade hierárquica e (por consequência) desigualitária, propondo uma concisamaneira de ultrapassá-la.
Banhada de caráter filosófico em que conhecimentos como as teorias socialistas de Karl Marx e a seleção natural idealizada por Charles Darwin sãoapenas alguns dos mencionados à medida que a leitura se aprofunda, Quinn demonstra sua genialidade ao desenvolver a obra inteiramente formatada em pequenos ensaios de umapágina, permitindo assim que mesmo as ideias mais elaboradas se fragmentem e, conjuntamente com eficazes metáforas, se tornem claras e de fácil compreensão, elemento este essencialna disseminação de qualquer manifesto. Notoriamente, os ensaios apresentados na obra se agrupam ainda em seis partes.
De título “Definição do problema”, a parte um do livroapresenta a afirmação de que nossa cultura só poderia ter surgido a partir do momento em que a comida está trancada sob a posse de alguém. Afinal, “[...]se ela não estivessesob sete chaves, quem iria trabalhar?” (p. 11). A partir desse momento, a cultura tornou-se destrutiva e daí vieram os inúmeros programas que hoje vemos e que supostamentecontribuem para “salvar o mundo”. A observação permite afirmar, entretanto, que essas medidas quase nunca são eficazes em sua totalidade. Inteligentemente, o autor expõe osucesso do universo e seu equilíbrio que se dá apenas através de forças invisíveis e, analogamente, conclui que o mesmo deve ocorrer em comunidades desejosas da eficácia.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Civilização
  • civilização
  • Civilização
  • Civilização
  • Civilização
  • civilizaçao
  • civilizaçao
  • Civilização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!