Civilização africa asia e america

Páginas: 43 (10567 palavras) Publicado: 11 de julho de 2014





E.E Professor Vicente Themudo Lessa
História – Professor José Roberto


















Civilizações da África , Ásia e América e América Colonial













Eduarda Pereira Prado nº 14
Sara Thauane da Silva nº 40


Jandira, 14 de maio de 2014



SUMÁRIOIntrodução

Civilização da África

Civilização da Ásia

Civilização da América

Civilização da América Colonial

Conclusão

Referencias bibiográficas


























Civilização da África

1. O desenvolvimento pós-neolítico da sociedade humana em África, sobretudo do que é hoje predominantemente a África negra, ao sul do Saara, foi atéagora considerado por nós como um fenómeno interno sem influências exteriores, se exceptuarmos em certa medida o que dissemos sobre a costa índica africana. Ora, a norte do Sara, a África fazia parte do mundo mediterrânico e estava em íntimo contacto com os principais acontecimentos do Próximo Oriente, e uma das grandes civilizações, a do Egipto faraónico, situava-se na própria África; além de que ascivilizações mediterrânicas posteriores, como a da Fenícia e a de Cartago, a da Grécia e a de Roma, também se estenderam ao norte de África, enquanto a África do nordeste esteve sujeita à influência e à colonização por parte das antigas civilizações do sul da Arábia. É por isso necessário voltar atrás e estudar a influência que estas civilizações, na periferia do continente, podem ter exercidosobre a evolução da sociedade humana em toda a África.

A primeira grande civilização surgida em África, a civilização dos faraós, teve evidentemente as suas bases em solo africano. O Egipto, porém, era muito diferente de qualquer outra região africana. Constituído como um grande oásis, com terras de aluvião excepcional- mente férteis que a cheia do Nilo renovava todos os anos, estava situadona grande encruzilhada em que a África se encontrava entre a Ásia e o mundo mediterrânico, entre as regiões do Mar Vermelho e do Oceano índico, constituindo um ponto de importância estratégica fundamental, e atraindo os povos e idéias de todas as direcções. Já muito antes de 3000 a.C., a fertilidade das suas terras fazia com que os agricultores produzissem para lá das suas necessidades imediatas,riqueza que permitia manter artífices especializados e comerciantes. Os cemitérios da cultura gerzeense, do 4.o milénio, fornecem simultaneamente as provas de uma enorme riqueza e de uma crescente desigualdade na sua distribuição. É então que subitamente aparece em cena a monarquia absoluta; de início, segundo parece, em dois reinos, um no delta e outro no vale inferior do Nilo, e mais tarde, noEgipto unificado e governado pelos Faraós.

A revolução operada no pensamento e na organização da humanidade representada por esta evolução, ficou notavelmente documentada nas pirâmides. Nos cemitérios de Gerzé, não obstante as crescentes desigualdades de riqueza que se notam entre os membros da sociedade, encontram-se enterrados os membros ricos ou pobres dessas comunidades. Mas, com oaparecimento dos Faraós, a vida comunitária ficou subordinada e seria representada pela vida do monarca, cuja sepultura se revestiu de um esplendor cada vez maior. Ao princípio, as sepulturas reais imitavam os túmulos dos cemitérios de Gerzé, embora com mobilário mais rico e com algumas centenas de servos do monarca a acompanhá-lo para o outro mundo. Depois construiu-se sobre a sepultura uma espécie degrande palácio com o nome de mastaba, com sucessivas mastabas sobrepostas até se chegar à forma da pirâmide que conhecemos. A grande pirâmide de Gizé, construída cerca de 2400 a. C., medindo 150 metros de altura, com 60 milhões de toneladas de grandes blocos de pedra numa região onde a pedra de construção é rara, e erguida por homens que não tinham instrumentos de ferro nem máquinas, marca o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conflitos etnicos (America, Asia e Africa)
  • Industrialização tardia i, ásia, américa latina e áfrica
  • O encontro entre os europeus e as diferentes civilizações da africa, asia e america
  • o encontro entre os europeus e as diferentes civilizações asia, africa e america
  • Como ocorreu o contato entre o europeu e os povos : da américa, da africa e da ásia?
  • A industrialização tardia i: ásia, américa latina e áfrica.
  • O encontro entre os europeus e as diferentes civilizações da africa, asia e america
  • Encontro dos europeus com povos da África, Ásia e América

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!