Civil

Páginas: 3 (727 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Tipos e Características de Cimentos
O cimento é o principal material utilizado nas obras em todo o mundo. Todo cimento é chamado de Cimento Portland porque foi uma homenagem de Joseph Aspdin,descobridor do cimento moderno em 1824, a ilha britânica de Portland.
Os cimentos não são todos iguais. Temos vários tipos de cimentos cada um com uma característica. Assim, vamos conhecer cada um paraque nas obras possam escolher o melhor.
Cimento CP-I (NBR 5.732): É conhecido como o Cimento Portland Comum porque não possui nenhum tipo de aditivo, apenas o gesso que tem a função de retardar oinício de pega do cimento para que possamos ter um tempo de aplicação. Tem alto custo e menos resistência. Sua produção é toda direcionada para a indústria.
Classe de resistência: 25 MPa.
Indicado para ouso em construções que não requeiram condições especiais e não apresentem ambientes desfavoráveis como exposição à águas subterrâneas, esgotos, água do mar ou qualquer outro meio com presença desulfatos.
Cimento CP-II (NBR 11.578): É conhecido como Cimento Portland Composto porque tem a adição de outros materiais na sua mistura que conferem a este cimento um menor calor de hidratação (liberamenos calor quando entra em contato com a água). São 03 tipos de CP-II:
CP-II E: cimento portland com adição de escória de alto-forno. É recomendado para estruturas que exijam um desprendimento de calormoderadamente lento. 
CP-II Z: cimento portland com adição de material pozolânico. Ideal para obras subterrâneas, principalmente com presença de água, inclusive marítimas.
CP-II F: cimento portlandcom adição de material carbonático – fíler. Este tipo de cimento é recomendado desde estruturas em concreto armado até argamassas de assentamento e revestimento porém não é indicado para aplicação emmeios muito agressivos.
O CP-II é versátil e aplicado a todas as fases de obras.
Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa.
Cimento CP-III (NBR 5.735): É conhecido como Cimento Portland de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Civil
  • civil
  • Civil
  • Civil
  • Civil
  • civil
  • civil
  • civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!