civil

Páginas: 2 (359 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Semana 4:
Caso 1:
Sim a doutrina mais moderna não mais considera necessário o aproveitamento econômico ou a perda para tal caracterização. O Direito caminha para proteger e considerar valoresdecorrentes de uma despatrimonialização REsp 20771665/SP 1999/0021035-2 Relator ministro ANTONIO DE PADUA RIBEIRO. ORG. JULGADOR TERCEITA TURMA Data do julgamento 05/10/2004,. Data da publicação- FONTE DJ17/12/2004 p.512 RSTJvol.188 p .323 Ação indenização ( danos morais ). Publicação de fotografias não autorizadas. DIREITOS DE IMAGEM. INAPLICABILIDADE DA LEI DE IMPRENSA I - A publicação defotografia não autorizada em jornal constitui ofensa ao direito de imagem, ensejam indenização por Danos morais, não se confundindo com o delito de imprensa, previsto na lei numero 50250/67. Tendo em vista oartigo 5º, inciso X da CRFB “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas”.
2: A princípio não se pode dizer que foi atingida a honra da pessoa, dado que nenhum fatodesabonador foi construído. Entretanto, há que se reconhecer protegida a privacidade, o valor maior de uma titularidade da pessoa quanto à sua imagem e personalidade.
3: Os Doutrinadores consideram quea simples divulgação da imagem do autor, quando evidenciada sua pessoalidade e não quando privilegiado fato social no qual alguém se veja inserido, requer a competente autorização do próprio, queinexistindo acarretará a violação do direito da personalidade passível de gerar indenização, conforme decidiu o colegiado.
Caso2:
Maria pode pleitear não só o dano moral que ela própria sofreu, vendo afoto de sua filha no jornal, como também os danos morais decorrentes da violação da imagem de Júlia, posto que o art. 20, parágrafo único, do Código Civil, sustenta que há projeção dos direitos dapersonalidade post mortem e seus herdeiros são legitimados a defendê-los.
Objetiva:
Letra c: C) De acordo com o novo Código Civil, salvo o caso de exceções legais, os direitos da personalidade são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Civil
  • civil
  • Civil
  • Civil
  • Civil
  • civil
  • civil
  • civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!