civiização maia

1204 palavras 5 páginas
TRABALHO
DE
ESPANHOL

COLÉGIO SANTO ANTÔNIO 9° ANO a
PROFESSORA Débora Lituânia
Civilização maia

Alunos:
๏Ana Victória Botelho (Organização e sociedade/ matemática maia / o Fim do mundo)
๏ Gabriel Modesto (Introdução)
๏ Inara Batista (Anexos)
๏ Júlia Silva (Conclusão)
๏ Juliana Cardoso (Economia e agricultura / Escrita / Religião)
๏ Nahide Rodrigues (Edição, Conclusão e Digitação)
๏ Pedro Paulo Frias (Civilização Maia)

Introdução

A civilização maia foi uma cultura mesoamericana pré-colombiana, conhecida por sua língua escrita, pela forma como construíam suas moradias, pela matemática, sistemas astronômicos e sua arte. Estudos mostram que os maias começaram a fazer suas construções há 3000 anos, as construções mais antigas consistem em simples tumbas, que foram construídas antes das pirâmides. Os maias construíram as cidades de: Tikal, Palenque, Copán,v Calakmul, Dos Pilas, Uaxactún, Altún Há e vários outros povoados. Os Maias nunca chegaram a fazer um império, seus monumentos mais notáveis são as pirâmides, que construíram em seus centros religiosos junto ao palácio de seus governantes. Os Maias tinham uma economia basicamente agrícola, apesar de praticarem o comércio entre os principais produtos estavam: Cacau, Jade, Sal e Obsidiana.

Civilização Maia

O povo maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (região sul do atual México). Viveram nestas regiões entre os séculos IV a.C e IX a.C. Entre os séculos IX e X, os toltecas invadiram essas regiões e dominaram a civilização maia.
Nunca chegaram a formar um império unificado, fato que favoreceu a invasão e domínio de outros povos. As cidades formavam o núcleo político e religioso da civilização e eram governadas por um estado teocrático. O império maia era considerado um representante dos deuses na Terra.
A zona urbana era habitada apenas pelos nobres (família real),

Relacionados