CIu00CANCIAS CONTu00C1BEIS

1892 palavras 8 páginas
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
2015­Manica

1. Conceito de Sistema e Enfoque Sistêmico
1.1 Teoria Geral dos Sistemas
Fundamentalmente, o conceito de sistema decorre da Teoria Geral dos Sistemas, assim explicada por Bertalanffy: "Seu objeto é a formulação de princípios válidos para os 'sistemas' em geral, qualquer que seja a natureza dos elementos que os compõem e as relações ou 'forças' existentes entre eles. A teoria geral dos sistemas portanto é uma ciência geral da 'totalidade', que até agora era considerada um conceito vago, nebuloso e semimetafísico."
Ainda conforme o mesmo autor: "A teoria geral dos sistemas em sentido restrito (TGS) procura derivar da definição geral do 'sistema' como complexo de componentes em interação, conceitos característicos das totalidades organizadas, tais como interação, soma, mecanização, centralização, competição, finalidade etc., e aplicá­los a fenômenos concretos."
Para Bertalanffy, a Teoria dos Sistemas na ciência opõe­se a uma visão clássica de procedimentos analíticos. O significado da expressão "o todo é mais que a soma das partes" consiste simplesmente em que as características constitutivas não são explicáveis a partir das características das partes isoladas. O "procedimento analítico" significa que uma entidade pode ser estudada resolvendo­se em partes e, por conseguinte pode ser constituída ou reconstituída pela reunião destas partes.
Também conforme Bertalanffy, criticando o procedimento analítico, a aplicação do procedimento analítico depende de duas condições:
a. que as interações entre as partes ou não existam ou sejam suficientemente fracas para poder ser desprezadas nas finalidades de certo tipo de pesquisa;

b. que as relações que descrevem o comportamento das partes sejam lineares, pois só então é dada às condições

Relacionados