CITOPLASMA E SUAS ORGANELAS

2985 palavras 12 páginas
1. Componentes estruturais do citoplasma
O citosol ― hialoplasma ou matriz do citoplasma ― é o líquido que preenche o citoplasma, espaço entre a membrana plasmática e o núcleo das células vivas, material gelatinoso formado por íons e moléculas orgânicas e inorgânicas dissolvidas em água e variam organelas, como os centríolos, os ribossomos, o reticulo endoplasmático, o complexo golgiense, as mitocôndrias e os cloroplastos ― em células vegetais. Cada uma desenvolvendo funções especifica dentro da célula.
Na periferia, o citosol é mais viscoso, tendo a consistência gelatinosa, e esta parte é chamada de ectoplasma. Na parte central da célula, o citosol tem consistência mais fluida, e é chamado de endoplasma. Uma grande parte das proteínas são completamente sintetizadas ― formadas ― no citosol, pela tradução do RNA.
O citosol encontra-se em contínuo movimento, impulsionado pela contração rítmica de certos fios de proteínas presentes no citoplasma, num processo idêntico àquele que faz os músculos movimentarem-se. Os fluxos de citosol são denominados como ciclose ― movi emento citoplasmático que não acarreta alterações da forma celular e que pode arrastar determinadas estruturas e inclusões.
Nas células animais as organelas membranosas são: reticulo endoplasmático, complexo de golgi ou golgiense, lisossomos, peroxissomos e mitocôndrias. As não membranosas são os ribossomos e os centríolos. Já nas células vegetais as organelas membranosas são os glioxissomos, os cloroplastos e os vacúolos.
Os ribossomos estão presentes tanto em células eucariontes quanto em células procariontes, contudo, são as únicas organelas de seres procariontes. Os ribossomos encontram-se no citosol ou hialoplasma, ou também podem estar aderidos ao reticulo endoplasmático rugoso.
O citosol corresponde ao compartimento do citoplasma que inclui tudo o que não é organela delimitada por membrana. É formado basicamente por água, proteínas solúveis e íons. Além disso, no citosol encontram-se as

Relacionados

  • Bioquimica
    9065 palavras | 37 páginas