Citologia

Páginas: 13 (3092 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
BIOLOGIA MAI/2013

MÓDULO 01 – BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR

Introdução: Uma vista Panorâmica sobre a Estrutura, Funções e Evolução das Células.

Existem apenas dois tipos básicos de células: as procariontes e as eucariontes

A microscopia eletrônica mostrou que existem fundamentalmente duas classes de células: as procariontes (pro, primeiro, e cario, núcleo), cujoscromossomas não estão separados do citoplasma por membrana, e as eucariontes (eu, verdadeiro, e cario, núcleo), com um núcleo bem individualizado e delimitado pelo envoltório nuclear.

Observação: Embora a complexidade nuclear seja utilizada para dar nome às duas classes de células, há outras diferenças importantes entre procariontes e eucariontes.

As células procariontes são pobres em membranasAs células procariontes caracterizam-se pela pobreza de membranas, que, nelas, quase se reduzem à membrana plasmática. Ao contrário do que ocorre nas células eucariontes, as procariontes não possuem membrana separando os cromossomas do citoplasma. O seres vivos que têm células procariontes são denominados procariotas, compreendendo as bactérias (as cianofíceas ou algas azuis, também sãobactérias).



As células eucariontes são compartimentadas

Estas células apresentam duas partes morfologicamente bem distintas – o citoplasma e o núcleo – entre as quais existe um trânsito constante de moléculas diversas, nos dois sentidos. O citoplasma é envolto pela membrana plasmática, e o núcleo, pelo envoltório nuclear (a carioteca). Uma característica importante das células eucariontes ésua riqueza em membranas, formando compartimentos que separam os diversos processos metabólicos graças ao direcionamento das moléculas absorvidas e às diferenças enzimáticas entre as membranas dos vários compartimentos. A célula eucarionte é como uma fábrica organizada em seções de montagem, pintura, embalagem etc. Além de aumentar a eficiência, a separação das atividades permite que as célulaseucariontes atinjam maior tamanho, sem prejuízo de suas funções.




O citoplasma é constituído pela matriz, organelas e depósitos diversos

O citoplasma das células eucariontes contém os organelas, como mitocôndrias, retículo endoplasmático, aparelho de Golgi, lisossomas e peroxissomas, e pode apresentar depósitos de substâncias diversas, como grânulos de glicogênio e gotículas lipídicas.Preenchendo o espaço entre essas estruturas, encontra-se a matriz citoplasmática, hialoplasma ou citosol. O citosol contém moléculas de água, íons diversos, aminoácidos, precursores dos ácidos nucléicos, numerosas enzimas.

Membrana plasmática

É a parte mais externa do citoplasma (separa-o do meio extracelular) sendo a principal responsável pelo controle da penetração e saída de substânciasda célula.
Todas as membranas celulares apresentam a mesma constituição básica, duas camadas lipídicas fluidas e contínuas (fosfolipídios) onde estão inseridas moléculas protéicas, constituindo um mosaico fluido.


Transporte através da membrana

Para a maioria das substâncias, existe uma relação direta entre a solubilidade nos lipídios e sua capacidade de penetração nas células. Aconfiguração molecular poderá permitir que a substância seja transportada PR intermédio de um dos mecanismos especiais desenvolvidos durante a evolução, como o transporte ativo e as difusões.

Permeabilidade à água (Osmose)

A membrana celular é muito permeável à água. Colocadas em uma solução hipotônica, as células aumentam de volume devido à penetração de água. Se o aumento de volume for muitoacentuado, a membrana plasmática se rompe e o conteúdo da célula extravasa, fenômeno conhecido como lise celular. Inversamente, quando colocadas em solução hipertônica, as células diminuem de volume devido à saída de água. Nas soluções isotônicas, o volume e a forma da célula não se alteram.

Difusão simples ou passiva

Muitas moléculas penetram nas células ou delas saem por difusão passiva,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Citologia
  • Citologia
  • Citologia
  • Citologia
  • CITOLOGIA
  • Citologia
  • citologia
  • Citologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!