Citologia

Páginas: 6 (1360 palavras) Publicado: 12 de dezembro de 2013
Núcleo
O núcleo é componente celular que abriga os genes. Estes constituem o material genético que codifica a síntese proteica e ''programa'' a atividade celular. Por isso o núcleo é considerado portador de fatores hereditários e o controlador das atividades metabólicas da célula.
Estrutura do Núcleo

A estrutura nuclear varia conforme a célula esteja ou não em divisão. Assim, consideraremosinicialmente, uma célula em interfase, isto é, uma célula que não está se dividindo. A interfase compreende o espaço de tempo existente entre duas divisões celulares sucessivas. Nesse período, o núcleo é denominado interfásico.

O núcleo interfásico apresenta os seguintes componentes: carioeta, cariolinfa, cromatina e nucléolo.

Carioteca. Também chamada de cariomembrana, essa estruturaenvolve o conteúdo nuclear e é formada por duas membranas lipoprotéicas-lamela interna e lamela externa-, entre as quais existe um espaço dominado perinuclear.
A carioteca é dotada de numerosos poros- os annullis-, que permitem a comunicação entre o material nuclear e o citoplasma. Através desses poros ocorre o intercâmbio de substâncias diversas entre o núcleo e o citoplasma, inclusivemacromoléculas. De maneira geral quanto maior a atividade celular, maior é o número de poros de carioteca.

Cariolinfa. Conhecida também como nucleoplasma ou suco nuclear, é uma massa incolor constituída principalmente de água e proteínas, que preenchem o núcleo celular.

Cromatina : complexo de DNA e proteínas(que juntas denomina-se cromossoma) que se encontra no núcleo das células eucarióticas.Conhecem-se dois tipos de cromatinas:
Eucromatina, que consiste em DNA ativo, ou seja, que pode-se expressar como proteínas e enzimas.
Heterocromatina, que consiste em DNA inativo e que parece ter funções estruturais durante o ciclo celular. Podem ainda distinguir-se dois tipos de heterocromatina:

Heterocromatina constitutiva, que nunca se expressa como proteínas e que se encontra localizada àvolta do centrómero (contem geralmente sequências repetitivas);
Heterocromatina facultativa, que, por vezes, é transcrita em outros tipos celulares, consequentemente a sua quantidade varia dependendo da atividade transcricional da célula. Apresenta condensada na interfase.

Núcleolo. Trata-se de um corpúsculo esponjoso e desprovido de membranas, que se encontra em contato direto com o suconuclear.

O nucléolo é constituido basicamente de RNA ribossômico associado a proteínas. Na síntese protéica, o nucléolo pode atuar como fonte de grânulos de ribonucleoproteínas, que migram para o citoplasma, originando ribossomos, organelas que representam a sede da síntese de proteínas numa célula. Compreende-se, então por que células muito ativas na produçaõ de proteínas costumam possuirnucléolos bem desenvolvidos.
Divisão celular
A mitose é um processo de divisão celular conservativa, já que a partir de uma célula inicial, originam-se duas células idênticas, com igual composição genética (mesmo número e tipo de cromossomas), mantendo assim inalterada a composição e teor de DNA característico da espécie (exceto se ocorrer uma mutação, fenômeno muito raro e acidental). Este processo dedivisão celular é comum a quase todos os seres vivos, dos animais e plantas multicelulares até aos organismos unicelulares, nos quais, muitas vezes, este é o principal ou único processo de reprodução - reprodução assexuada.

Ciclo celular: Considera-se ciclo celular o período entre duas mitoses. Divide-se em Intérfase (período onde não houve divisão ainda, a célula está se preparando para sedividir) e Mitose (divisão propriamente dita).

Intérfase:

*Cromatina se duplica, proteínas sinalizam que a divisão está para começar.

Possui três fases:

* G1 = Intervalo de tempo entre o final da mitose e o início da fase S
* S = Fase de Síntese de DNA
* G2 = Intervalo de tempo entre o final da fase S e o início da mitose
Definição

Um dos pressupostos fundamentais da biologia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Citologia
  • Citologia
  • Citologia
  • Citologia
  • CITOLOGIA
  • Citologia
  • citologia
  • Citologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!