Citologia E Histoloia

7951 palavras 32 páginas
COLOQUE A RESPOSTA JUNTO COM A RESPECTIVA PERGUNTA EM ORDEM, CASO CONTRÁRIO NÃO SERÁ CORRIGIDO
ONDE SE PEDE DESENHO PODE ESCANEAR DO LIVRO E EDITAR OU MESMO DOS CDS DE LIVROS DA BIBLIOTECA CITANDO SEMPRE AS FONTES

I-TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO

1-Cite a origem embriológica do tecido epitelial com exemplos.
R: O tecido epitelial origina-se da ectoderme, mesoderme ou endoderme.
Encontrado na epiderme, na parede interna do nariz e da boca, nas glândulas salivares e em glândulas anexas da pele, o tecido epitelial possui origem ectodérmica.
Os de origem mesodérmica são encontrados no revestimento interno dos vasos sanguíneos, no revestimento interno do sistema urogenital e nas membranas que envolvem órgãos como o peritônio, as pleuras e o pericárdio.
Aqueles que se encontram no revestimento interno do tubo digestivo e das vias aéreas, no fígado, no pâncreas, na bexiga, na tireóide e paratireóide são de origem endodérmica.
2-Dê outras funções do tecido epitelial de revestimento, citando exemplos.
R:O tecido epitelial de revestimento reveste toda a superfície externa do corpo (epiderme) e as cavidades corporais internas. Caracteriza-se por ser um tecido avascular, ou seja, sem a presença de vasos sanguíneos e por possuir um aglomerado de células epiteliais poliédricas e justapostas, com o mínimo ou nenhum espaço intracelular entre elas.
Estas células encontradas no tecido epitelial que estão em constante processo de renovação variam em uma ou mais camadas e possuem formatos diversificados. Podem ser pavimentosas (Células achatadas com forma poligonal), cúbicas (Formato de cubo) e cilíndricas (Formato cilíndrico. São mais altas que largas).O tecido epitelial de revestimento é separado do tecido subjacente (tecido conjuntivo) por uma fina camada de fibras, denominada membrana basal, que é formada basicamente por colágeno tipo IV, laminina e proteoglicanas, que são produzidos em parte pelas próprias células epiteliais e em parte pelas células do tecido

Relacionados