Citologia: principios básicos

Páginas: 5 (1242 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Citologia
Citologia é uma disciplina, ramo da Biologia, cujo objetivo é o estudo das células no que diz respeito as suas características, propriedades, funções, organelas, estruturas, ciclo de vida e interação com o meio ambiente. A Citologia busca o entendimento do funcionamento dos sistemas celulares, como as células são reguladas e o funcionamento de suas estruturas.

Referência:http://www.todabiologia.com/citologia pesquisado dia 25/03 às 16:24hrs

Organismos Procarióticos e Eucariónticos
Apesar da similaridade existente entre as células, que constituem os seres vivos, os organismos mantêm diferenças fundamentais em nível celular, podendo ser classificados em dois grandes grupos: os organismos procarióticos, que são sempre seres unicelulares, e aí se inclui todo tipo debactéria, inclusive as arquebactérias (bactérias primitivas) e algas azuis; e os organismos eucarióticos que incluem não somente as plantas multicelulares, animais e fungos, mas também protozoários e também alguns organismos unicelulares, como leveduras e algas verdes.
Organela:
O processo de evolução das células eucariontes culminou com a aquisião de membranas internas que levaram ao estabelecimentode compartimentos individualizados, com diferentes composições quimicas e funções específicas, as organelas .
Elas separam e organizam os processos bioquímicos intracelulares, fornecendo estrutura para o desenvolvimento e diferenciação celular. As organelas são constituidas por moléculas complexas com exceção do DNA relativamente estável, estão em constante renovação. Para manutenção da estruturacélular, é importante que existam mecanismo de sintese contínua de novas moléculas.

Ciclo de Divisão Celular ou Ciclo Celular :
No caso das células eucariontes, o processo básico de genese de novas células obedece a um padrão ciclico que começa com o crescimento celular, determinado por um aumento cogitativo coordenado por milhares de tipo diferentes de moléculas que a célula possui,inclusive de seu material genético, e culmina com a partiicpação de seu nucleo e citoplasma em duas células filhas. As células originadas repetem o cilclo, e o numero de células aumentam exponencialmente. Servem tanto para manter a vida, no caso os organismos pluricelulares, como para gerar vida no caso dos organismos eucariontes unicelulares .

ATP (Adenosina- Trifosfato) :
Uma molécula que éindispensável à vida da célula, trifosfato de adenosina, adenosina trifosfato ou simplesmente ATP, é um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas. É constituída por adenosina, um nucleosídeo, associado a três radicais fosfato conectados em cadeia. A energia é armazenada nas ligações entre os fosfatos. O ATP armazena energia proveniente da respiração celular e dafotossíntese, para consumo imediato , o mesmo é encontrado universalmente nos sistemas vivos. Sua função essencial é armazenar energia para as atividades vitais básicas das células.
Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trifosfato_de_adenosina dia 26/03 às 12:50hrs
http://www.biomedicinapadrao.com/2011/04/atp-adenosina-trifosfato.html dia 26/03 às 15:30hrs

ADP (Adenosina-Difosfato):
Adenosinadifosfato (ou difosfato de adenosina) é um nucleotideo, isto é, um composto químico formado por um nucleósido e dois radicais fosfato. Neste caso, compõem o nucleósido uma base purínica, a adenina, e um açúcar do tipo pentose, que é a ribose. É a parte sem fosforilação da ATP. O ADP é produzido quando há alguma descarboxilação em alguns compostos da glicólise no ciclo de Krebs.
Referência:http://pt.wikipedia.org/wiki/Adenosina_difosfato 26/01 às 15:07hrs

Tipos de Trasporte pela membrana Plasmática
Mesmo nas membranas não biológicas, como as de plástico ou celulose, há moléculas que as conseguem atravessar, em determinadas condições. Dependendo das propriedades da membrana e das moléculas (ou átomos ou íons) em presença, o transporte através das membranas classifica-se em:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Principios citologia
  • principios basicos
  • Princípios básicos de design
  • Princípios Básicos da Automotivação
  • princípio básico da competência
  • principios basicos de uma bateria
  • Direito internacional principios básicos
  • Princípios básicos da educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!