Citologia, histologia e embriologia (che)

Páginas: 4 (888 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2013


Estudo Dirigido I


1. Descreva morfofisiologicamente as mitocôndrias.  
mitocôndria é formada por duas unidades de membrana separadas por um espaço intermembranoso, cada qual com funções eproteínas diferentes associadas à sua bicamada lipídica. A membrana interna emite numerosas cristas para o interior da organela, aumentando substancialmente a sua superfície.
Na intimidade damitocôndria, delimitada pela membrana interna, está a matriz mitocondrial. A matriz contém material protéico granular de alta densidade, capaz de se ligar à fosfatos de cálcio e magnésio, precipitando-se naforma de grânulos elétron-densos. 
A matriz possui todas as enzimas necessárias ao ciclo de Krebs. A membrana externa mitocondrial é semelhante às demais membranas da célula eucarionte. A membranainterna, possui os elementos da cadeia respiratória necessários para a respiração aeróbica.

2. O grupo de pesquisa do qual você participa iniciou um trabalho onde o modelo animal de estudo é umcamundongo que não possui um tipo de filamento intermediário nas células presente na camada basal da epiderme (que é a camada mais superficial da pele). Ao observar este animal você percebe que eledesenvolve bolhas na pele quando submetidos a traumas mecânicos, como por exemplo, o atrito. No dia da apresentação de seus resultados para a equipe na qual faz parte, você inicia revisando alguns tópicossobre citoesqueleto das células. Com isso, comente quais são os componentes do citoesqueleto e suas respectivas funções. O citoesqueleto tem função estrutural, permite movimentação da célula, permite odeslocamento de organelas e macromoléculas, e pode ser composto por Microfilamentos, microtubulos ou filamentos intermediários.
3. Descreva a via biossintética secretora, enfatizando as organelasenvolvidas, sua morfologia e a função de cada uma. A via biossintérica secretora é formada por um conjunto de membranas interconectadas que podem formam tubos ramificados ou cisternas. Juntamente com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Citologia histologia embriologia
  • Citologia, histologia e embriologia
  • Citologia, histologia e embriologia
  • Citologia, histologia e embriologia.
  • Citologia, histologia e embriologia experimental
  • Citologia , histologia , embriologia , anatomia & biologia
  • Lista de exercícios de Citologia, histologia e embriologia
  • Citologia e Embriologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!