citoesqueleto e matriz estracelular

1026 palavras 5 páginas
1. Descreva os diferentes tipos de filamentos que compõem o citoesqueleto:
O Citoesqueleto é formado por proteínas filamentosas ou tubulares que são os filamentos intermediários, filamentos de actina e os microtúbulos e pelas proteínas motoras: dineína, miosina e cinesina. É composto por proteínas bastante estáveis que são responsáveis por manter a forma da célula e as junções celulares, e auxiliam nos movimentos celulares.
Microtúbulos:
Os microtúbulos são os mais espessos, os mais grossos. São formados por proteínas, as tubulina, que por sua vez se dividem em α (alfa) e β (beta), e em duas subunidades, então quando duas dessas subunidades se ligam formam uma tubulina. E quando varias tubulina se ligam a parte alfa de uma com a parte beta da outra, formam protofilamentos, e treze desses protofilamentos unidos, formam um microtúbulo. Os microtúbulos nascem apartir dos centrossoma. No núcleo estende por todo o citoplasma até chegar a Membrana Plasmática. São responsáveis pelo movimento celular, movimento de partículas na superfície da célula e pelo movimento intracelular. Formam a base de cílios e flagelos. São responsáveis também pelo movimento dos cromossomos na divisão celular e por manter a forma da célula. A principal função é atuar como uma espécie de um "andaime" celular.
Filamentos de actina:
Filamentos de actina são mais finos porque possuem apenas dois profilamentos de proteína actina. Esses dois profilamentos se entrelaçam, formando um filamento. São constituídos de monômeros globulares (actina G) que se polimerizam para formar filamentos (actina F) EX: Microvilosidades constituem os microvilos, os estereocilios e as miofibrilas.
Filamentos intermediários:
Os filamentos intermediários recebem esse nome porque seu diâmetro (10nm) está entre o dos filamentos finos de actina e o dos filamentos grossos de miosina das células musculares lisas, onde foram identificados pela primeira vez, e também porque eles não podem aumentar ou diminuir de tamanho,

Relacionados

  • bomba de sodio
    3387 palavras | 14 páginas