Citicismo

313 palavras 2 páginas
Criticismo
O Criticismo é uma teoria filosófica desenvolvida por Kant, uma tentativa de representar superação do impasse criado entre o ceticismo e dogmatismo. O criticismo tratava de sensibilidade que nos dá os objetos intuição para chegarmos ao entendimento que pensa tais objetos. Kant firmava que a minoridade humana estava ligada a “zona de conforto do homem” na preguiça de pensar, ou seja o entendimento de suas atitudes é ditado por outras pessoas. Tinha na religião um aliado para a criação e cumprimento de regras da sociedade.
Ele acreditava melhoria de uma sociedade, geração pós-geração, através da educação via a sociedade com pessoas de bem e de caráter, e melhorada em cada geração. Kant é o filósofo mais importante da Ilustração e, talvez, de toda a modernidade. Por isso frequentemente se divide o pensamento moderno entre pré- kantiano e pós-kantiano.
Kant possui um pensamento muito complexo e bem mais amplo que o identificado com suas três críticas: Crítica da razão pura, Crítica da razão prática e Crítica da faculdade de julgar O ceticismo é, para Kant, uma doutrina essencial para educar a razão e fazê-la evoluir (como se passou consigo) ao criticismo; diz “o céptico é o vigilante que conduz o raciocinador dogmático a uma saudável crítica do entendimento e da própria razão”.
Resumo:
Caracteriza-se por considerar que a análise crítica da possibilidade, da origem, do valor, das leis e dos limites do conhecimento racional constituem-se no ponto de partida da reflexão filosófica. Doutrina filosófica que tem como objeto o processo pelo qual se estrutura o conhecimento. Estabelecida pelo filósofo alemão Immanuel Kant, a partir das críticas ao empirismo e ao racionalismo.

Palavras chaves:
Critica Kant, Pensamento.
Referencias:
Wikipedia, Brasil Escola, Histofilosofia, e o livro didático de filosofia.

Relacionados

  • resumos
    2840 palavras | 12 páginas
  • Levítico
    562 palavras | 3 páginas
  • prova fundamentos filosoficos
    32997 palavras | 132 páginas