cirurgico

Páginas: 8 (1985 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2014
Ana Carla Soares, Crislayne Aparecida, Gilcilene Ribeiro
Gustavo Miranda e Jaciara Otogalli







INSTRUMENTOS CIRÚRGICOS
Centro Cirúrgico










UNIFOA
Volta Redonda – 2014
Ana Carla Soares, Crislayne Aparecida, Gilcilene Ribeiro
Gustavo Miranda e Jaciara Otogalli







INSTRUMENTOS CIRÚRGICOS
Centro Cirúrgico


Trabalho realizado para avaliação
dorendimento acadêmico da disciplina
de Centro Cirúrgico ministrada pela
Profª.: Clarisse.




UNIFOA
Volta Redonda – 2014
SUMÁRIO



1 – INTRODUÇÃO

Instrumento cirúrgico é uma ferramenta ou dispositivo especialmente concebido para a realizaçãode ações específicas de realização de efeitos desejados durante uma cirurgia ou operação, tais como modificar um tecido biológico, ou para visualizá-lo.
Ao longo do tempo, vários tipos diferentes de instrumentos cirúrgicos e ferramentas têm sido inventadas. Alguns instrumentos cirúrgicos são projetados para uso em cirurgia geral, enquanto outros são concebidos para um procedimento específico.Assim, a nomenclatura dos instrumentos cirúrgicos segue determinados padrões, tais como a descrição das medidas que realiza (por exemplo, bisturi), o nome de seu inventor (por exemplo, a pinça de Kocher), ou um composto científica relacionado ao tipo de cirurgia.













2 - INSTRUMENTOS CIRÚRGICOS

Com o desenvolvimento da moderna cirurgia, um número enorme de instrumentos foiidealizado, facilitando os procedimentos cirúgicos, tornando-se insubstituíveis na cirurgia para que fossem criados.
Dentro de classificação geral, os vários tipos de instrumentos são separados em grupo, para facilitar o reconhecimento dos mesmoS.
Sendo assim, temos instrumentos para:
Diérese
Hemostasia
Preensão
Separação
Especiais
Síntese
Dessaforma, os instrumentos são projetados para propósitos específicos: cortar, prender, suturar, dissecar, expor, granpear, etc.

3 - INSTRUMENTOS PARA DIÉRESE

3.1 - BISTURI
O bisturi é composto por um cabo metálico, que não é descartável, e uma lâmina móvel descartavel, ouseja, de uso único para cada procedimento.
Cabos e láminas possuem uma numeração que devem ser respeitada na hora da montagem.Os cabos mais usados para incisionar a pele são o n° 3 e o n° 4. Eles possuem o mesmo tamanho, porém a parete ativa, local que recebe a lâmina, é difernte sendo menor no cabo n° 3 e maior no cabo m° 4.
O cabo n°7, apesar de receber as mesdmas lâminas que o cabo n° 3 por possuir o mesmo tamanho de parte ativa é mais longo, sendo assim utilizado em incisões na cavidade. O cabo 3L tem essas mesmascaracterísticas, porém costuma ser mais longo ainda.

Figura 1

O critério para colocação da lâmina segue a seguinte regra:
Cabo 3: recebem as lâminas 10, 11, 12, e 15
Cabo 4: recebem as lâminas 20, 21, 22 e 24
Cabo 7 E 3L: recebem as mesmas lâminas que o cabo n° 3
3.2 - TESOURAS
Existem inúmeros modelo de tesouras cirúrgicas, cumprindo diferentes finalidades, sendo que algumas apresentamutilização bastante específica.
Suas funções são cortar tecidos orgânicos, promover dissecção e divulsão dos tecidos e com os modelos mais grosseiros cortar fios, gase, borracha, plástico.
As tesouras podem ser curvas ou retas, curtas, médias ou longas e com pontas finas ou romba.
As tesouras básicas mais usadas são:
Tesoura de Mayo que são consideradas as tesouras fortes e tesouras deMetzebaum consideradas delicadas. Existe ainda a tesoura de íris, com ponta bem fina e delicada e de tamanho menor, mas que apesar de simples, também é utilizada em procedimentos específicos de determinadas especialidades.

Figura 2 – Tesoura Íris

Figura 3 – Tesoura Metzenbaum

4 - INSTRUMENTOS PARA HEMOSTASIA

4.1 - PINÇAS HEMOSTÁTICAS
Tal divisão agrupa os instrumentos destinados a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cirurgico
  • Termos cirurgicos
  • Centro cirurgico
  • BLOCO CIRÚRGICO
  • centro cirúrgico
  • Centro cirurgico
  • Centro Cirurgico
  • Instrumentos cirurgicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!