Cirurgia ortopédica

Páginas: 8 (1826 palavras) Publicado: 24 de abril de 2013
CIRURGIA ORTOPÉDICA
Um dos mais importantes ramos de cirurgia hoje em dia é sem dúvida alguma a cirurgia ortopédica. Ela trata todos os problemas e defeitos referentes ao sistema musculoesqueletal. Diferentemente do que se costuma acreditar, a cirurgia ortopédica não trata somente fraturas, mas também deformidades congênitas, problemas crônicos e traumáticos e problemas relacionados ao usoexcessivo do tecido ósseo. Dependendo do caso, cirurgiões ortopédicos também receitam medicamentos e outros tratamentos envolvendo procedimentos não-cirúrgicos.
A cirurgia dos ossos requer instrumentos de carpinteiro, embora não seja carpintaria; imperativos biológicos asseguram que a mesma jamais poderia sê-Ia. A arte e a habilidade da cirurgia ortopédica não são direcionadas para a construção de umarranjo particular dep artes, mas sim para uma restituição funcional em sua totalidade
Preparação

PLANEJAMENTO - As cirurgias dos ossos devem ser cuidadosamente planejadas com antecedência, efetuando-se medidas acuradas e comparação" entre os ossos de um membro, quanto a sua simetria, com os do membro oposto.

ESTERILIZAÇÃO. A necessidade de esterilização na cirurgia óssea é ainda maior quena cirurgia de tecidos moles; a infecção de qualquer ferimento representa um retrocesso, mas uma infecção óssea pode ser desastrosa.

CONTROLE RADIOLÓGICO. Procedimentos que envolvam o realinhamento de ossos e articulações ou a instalação acurada de pinos e fios metálicos devem sempre ser checados por meio de radiografias intra-operatórias preferencialmente a fluoroscopia e a identificação deimagem.

EQUIPAMENTO. As cirurgias ósseas necessitam de instrumentos especiais, sendo indispensáveis brocas (para a perfuração de cavidades), osteotomos (para o corte de porções ósseas inutilizadas), serras (para o corte de osso cortical), cisalhas (para dar forma aos ossos), goivas (para a remoção de tecido ósseo) e lâminas, parafusos e chaves de fenda (para a fixação de ossos).

Procedimentosbásicos

PERFURAÇÃO. A perfuração pode ser necessária, simplesmente, para a retirada de um abscesso ósseo, ou então, uma série de cavidades pode facilitar o corte através do córtex, por meio de um osteotomo. Entretanto, a broca é utilizada com maior freqüência para a preparação de furos estabelecidos para parafusos.


CORTE. Partes de osso esponjoso podem ser cortadas por meio de umosteotomo; a margem afilada fende a porção mole do osso, mas fragmenta o osso cortical, O eixo tubular, portanto, tem de ser atenuado através da perfuração de uma série de cavidades, antes que se possa aplicar o osteotomo. Uma serra elétrica é menos arriscada e mais acurada.


Procedimentos cirúrgicos básicos

(a) Perfuração.
(b) Introdução de um parafuso.
(c) Aplicação de uma placa.
(d) Cortecom um osteotomo
(e) com uma serra elétrica.
(f) Dando-se forma ao osso com um cinzel
(g) com uma goiva.
(h) O ato de mandrilar.

Três maneiras de fixação óssea:
(a) Com um parafuso único - este é um parafuso defasado (rosqueado apenas em sua parte distal), adquirindo-se, deste modo, compressão interfragmentar;
(b) placa e parafusos - o modo mais comum de fixação de urna fraturadiafisária
(c) metálico intramedular.

MODELAGEM. A superfície óssea pode ser moldada com um cinzel, superfícies côncavas são melhor trabalhadas com o auxílio de uma goiva.

MANDRILAÇÃO. Mandrilar significa (literalmente) dilatar. Um encaixe articular ou a cavidade medular de um osso longo podem necessitar de uma dilatação, antes que uma prótese ou um fio metálico de tamanho apropriado sejamaceitos.

FIXAÇÃO. Fragmentos ósseos podem ser unidos por meio do simples ato de serrar (especialmente se um pedaço pequeno deve ser fixado de volta à sua posição), ligando-se uma lâmina de união ao osso através de uma fileira de parafusos, passando-se um fio metálico longo para baixo do canal medular, transfixando-se os fragmentos com pinos ou fios, grampeando-se os pedaços uns aos outros (somente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cirurgias ortopedicas
  • Cirurgias ortopédicas
  • CIRURGIAS ORTOPÉDICAS: uma revisão de literatura
  • Aspectos eticos nas cirurgias ortopedicas
  • Impacto econômico na incorporação da rivaroxabana versus enoxaparina na profilaxia de tromboembolismo venoso...
  • Cirurgia
  • Cirurgias
  • ESTUDO SOBRE O TEMPO DE ESPERA DOS USUÁRIOS COM DEMANDA DE CIRURGIAS ELETIVAS ORTOPÉDICAS NA CENTRAL DE...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!