Cirurgia buco maxilo facial

Páginas: 21 (5087 palavras) Publicado: 6 de junho de 2013
UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE – UNINOTRE
FACUDADE BARÃO DO RIO BRANCO-FAB
FACULDADE DO ACRE- FAC

.
ANDRÉ LUCAS, ERIC TORRES, JOÃO PAULO, LUIS FELIPE, RENAN PASSOS, RAFAEL FROTA, NATÁLIA



ESPECIALIDADE DE CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO MAXILO FACIAL

RIO BRANCO

2013

ANDRÉ LUCAS, ERIC TORRES ,JOÃO PAULO, LUIS FELIPE, RENAN PASSOS, RAFAEL FROTA, NATÁLIA

ESPECIALIDADE DE CIRURGIAE TRAUMATOLOGIA BUCO MAXILO FACIAL

Dissertação apresentada na disciplina de introdução às ciências odontológicas para obtenção parcial de nota no curso de Odontologia, 1º período com o professor especialista: Marcio Romualdo.
Nome do orientador: prof. Marcio Romualdo

Rio Branco

2013
SUMÁRIO

1. HISTORIA DA CIRURGIA BUCO MAXILO FACIAL NO BRASIL
2. CIRURGIA E TRAUMATOLOGIABUCOMAXILOFACIAL
3. TIPOS DE CIRURGIAS BUCO MAXILO FACIAL
4. DEFORMIDADES MAXILARES
5. ENVELHECIMENTO ESQUELÉTICO
6. CIRURGIAS BUCAIS
7. RECONSTRUÇÕES MAXILOFACIAIS
8. CONSOLIDAÇÃO DAS NORMAS PARA PROCEDIMENTOS NOS CONSELHOS DE ODONTOLOGIA - RESOLUÇÃO: CFO - 185/93.
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

HISTORIA DA CIRURGIA BUCO MAXILO FACIAL NO BRASIL

No dia 10 de Janeiro de1952 em reunião realizada na sala de conferências da Escola de Saúde do Exército na cidade do Rio de Janeiro, na época Capital Federal, reuniram-se, em Assembléia Geral cirurgiões para a finalidade de, solenemente instalar a Associação Brasileira de Cirurgia Buco Maxilar.
     Constituída a Diretoria Provisória o presidente da mesma Prof. Dr. Mario Graziani convidou os presentes a participaremdos trabalhos de instalação da entidade.
     Entre os presentes os abaixo relacionados constituíam a Diretoria Provisória Prof. Dr. Chryso Fontes, D.D. Diretor da Faculdade Nacional de Odontologia; Capitão Dr. Epaminondas Vieira Peixoto, representante do Diretor da Escola de Saúde do Exército; Dr. Wladimir Pereira Presidente da Associação Brasileira de Odontologia; Prof. Dr. Gaspar Soares Brandão,Professor de Prótese Buco Maxilo Facial da Faculdade de Farmácia e Odontologia do Estado do Rio de Janeiro; Dr. Roque Policiano Cruz Presidente da Federação Nacional dos Odontologistas; Coronel Dr. Enis Vilela ligado a Prótese Buco Maxilo Facial e ex combatente; Dr. Hory Botto representante da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, Dr. Jayme Barandes Professor da Escola de Saúde doExército.
     Após o término da constituição da entidade a Diretoria Provisória foi destituída e o Prof. Dr. Chryso Fontes foi convidado a presidir os trabalhos para eleição da Diretoria definitiva com mandato de 2 anos.
     O Dr. Sylvio de Freitas Pereira propôs então que fosse aclamada a mesma Diretoria Provisória o que foi aceito por unanimidade.
     A 11 de Março de 1963 em Assembleia Geral adenominação da entidade foi alterada para Sociedade Brasileira de Cirurgia Buco Maxilo Facial.
     Em 1978 em Assembleia Geral, a razão social passou a: Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial que é a atual "nomina" da entidade.
     A Cirurgia Buco Maxilo Facial no Brasil confunde-se com algumas pessoas muito destacadas que fizeram mesmo a História da Cirurgia noBrasil, como os professores Mário Graziani, João Jorge de Barros, Eurico Kramer de Oliveira e Edgard Carvalho e Silva. Da mesma maneira, pode-se, também, dizer que duas entidades foram muito importantes e relevantes nessa história, pois procuraram sempre elevar o nome da Cirurgia em todos os ambientes que eram apresentadas. Assim, a Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial eo Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, representaram e ainda representam em muito a elevação cada vez maior dessa especialidade dentro da História do Brasil.
     Este fato, aqui no Brasil, deve-se sem dúvida alguma a pioneiros liderados pelos professores Mário Graziani e João Jorge de Barros em São Paulo, destacando-se também com inegáveis méritos batalhadores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maxilo facial
  • anatomia maxilo facial
  • Cirurgia Buco Maxilofacial
  • Cirurgias de Rejuvenescimento facial
  • Impacto social do trauma maxilo facial
  • Buco
  • Cirurgia
  • Cirurgias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!