Cirurgia Bari Trica TI

1753 palavras 8 páginas
Universidade Federal de Pernambuco
CCS- Centro de Ciências da saúde
Curso de Nutrição
Tecnologias da informação em saúde

CIRURGIA BARIÁTRICA

Recife – PE
OUT/2010
Introdução

A obesidade mórbida está relacionada com um alto risco para doenças degenerativas e maior mortalidade. A cirurgia bariátrica é aceita, atualmente, como a ferramenta mais eficaz no controle e tratamento deste tipo de obesidade. Dentre os principais benefícios desta cirurgia salienta-se a perda e manutenção do peso em longo prazo e o controle das doenças associadas, com conseqüente melhora da qualidade de vida. Este trabalho tem como objetivo analisar principalmente os pacientes submetidos a essa cirurgia, tanto na sua vida antes como na vida pós- cirúrgica, que deve haver o monitoramento de seus resultados e o controle na manutenção do mesmo. Tal análise é possível também pelos dados de pacientes questionados e estudados por observação de gráficos gerados pelo software Epi Info.

Cirurgia bariátrica

“A cirurgia bariátrica é um primeiro passo de uma longa caminhada em busca do emagrecimento”, segundo Franco e Rizzi. Ela tem se mostrado uma técnica de grande auxílio na condução clinica de alguns casos de obesidade, sendo caracterizada por vários tipos de procedimentos que são realizados dependendo da situação do paciente em relação ao grau de obesidade.
Essa cirurgia tem como principal objetivo a redução de peso e a manutenção do emagrecimento em longo prazo dos pacientes necessitados, tendo como benefícios a melhora ou controle das doenças associadas a eles, com conseqüente melhora na qualidade de vida.
A obesidade é classificada quanto ao IMC e quanto ao grau de mortalidade associado. São consideradas obesas pessoas com IMC acima de 30 kg/m². Em relação com o grau de mortalidade pode-se dizer que um indivíduo com:
IMC de 30 a 35 kg/m² apresenta obesidade grau I;
IMC de 35 a 40 kg/m² apresenta obesidade grau II;
IMC mais de 40 kg/m² apresenta obesidade grau III (obesos

Relacionados

  • PSicologia
    268269 palavras | 1074 páginas