ciruragia

457 palavras 2 páginas
O tratamento diabético envolve além das terapêuticas medicamentosas uma série de mudanças nos hábitos de vida dos pacientes.Ou seja, envolve o uso de medicamentos(insulina e hipoglicemiantes orais) , exercícios físicos e dieta.

Entre os agentes medicamentosos disponíveis estão incluídos a insulina e os hipoglicemiantes orais(principalmente,biguanidas e sulfoniluréias, Glitazonas, Acarbose, Glinidas, Gliptinas).A toma da insulina deve ser feita diariamente para diabetes do tipo 1.Os hipoglicemiantes orais são medicamentos tomados por via oral, que, por diferentes formas, dependendo de sua classe, provocam diminuição da glicemia plasmática (nível de açúcar do sangue). São medicamentos largamente utilizados no tratamento do Diabetes Tipo 2. Permitem seu controle e evitam complicações inerentes a doença.
Sulfoniluréias:Agem estimulando o pâncreas para liberar mais insulina, ajudando a reduzir os níveis glicemicos. Ligam-se a um receptor especifico na célula beta, que determina o fechamento dos canais de potássio dependentes do ATP, resultando em despolarização da célula. O influxo de cálcio secundário a despolarização causa liberação de insulina.
Biguanidas:A redução da glicemia ocorre, principalmente, por meio da diminuição da produção hepática de glicose, embora outros mecanismos também tenham sido propostos: melhora da sensibilidade periférica à insulina (aumento da captação e utilização da glicose nos tecidos muscular e hepático), redução da absorção dos carbohidratos no intestino delgado, redução do apetite e aumento da saciedade.

Cirurgias Bariátricas

A perda de peso é parcialmente responsável pela melhora dos pacientes submetidos a cirurgias por apresentarem melhora no quadro glicêmico antes mesmo da redução de peso. A explicação para isto está nas incretinas, hormônios gastrointestinais associados à liberação de insulina, dependente da ingestão de nutrientes.O glucagon like peptídeo 1 é o mais importante das incretinas por suprimir a liberação de

Relacionados