Cirturgia

1260 palavras 6 páginas
A cirurgia, do grego Keirourgia (kheiros, mão e ergon, obra), é o segmento da medicina que tem como proposta curar pelas mãos. Ela tem fundamentos na ciência, através de sua renovação dinâmica, e na arte, exigindo habilidade das mãos do cirurgião, característica essa que é inerente a determinados indivíduos, como em qualquer outra arte. (TUBINO, Paulo; ALVES, Elaine)
Porém, é indispensável à cirurgia o raciocínio lógico baseado em ciências consolidadas e, até mesmo, a criação inventiva, apesar de que se deve evitar a improvisação sempre que possível. (GOFFI)
Antes, a cirurgia era um recurso de última escolha para doentes que não havia mais medidas terapêuticas, mas, hoje, ela tem sido opção de escolha para o tratamento de algumas doenças, sendo exigido do cirurgião, além da técnica cirúrgica, o conhecimento de anatomia, fisiologia, bioquímica, imunologia, bacteriologia, metabolismo. (TUBINO, Paulo; ALVES, Elaine)
Ainda nos tempos neolíticos, identificou-se o primeiro procedimento cirúrgico, a trepanação, que consistia na retirada de um pequeno fragmento ósseo do crânio por razões religiosas, mas também médicas. (TUBINO, Paulo; ALVES, Elaine)
A evolução da arte da Cirurgia é notável desde os primeiros registros há cerca de 4.000 anos a.C. Iniciou-se com a cirurgia empírica, dispondo de conhecimentos ínfimos, até mesmo errôneos, da anatomia e fisiologia, tornando intuitiva e artesanal a prática cirúrgica. (MARQUES, 2008)
O primeiro manuscrito relacionado à prática cirúrgica vem da Mesopotâmia, por volta de 2.000 anos a.C, contendo leis sobre operações cirúrgicas, honorários e comportamentos profissionais. No mesmo período, egípcios mostraram seu conhecimento sobre anatomia e fisiologia, descrevendo o cérebro, as membranas, diversas formas de patologias como úlceras, tumores, ferimentos e fraturas, e diversas outras patologias com seus respectivos tratamentos. (ANAL)
No século IV a.C, na Índia, houve grande desenvolvimento da cirúrgica plástica, especialmente

Relacionados

  • penal
    593 palavras | 3 páginas