CIRQUE DU SOLEIL

Páginas: 9 (2073 palavras) Publicado: 29 de janeiro de 2015
Estácio - FIC – Via Corpvos
MBA - Gestão Estratégica de Pessoas
“Gestão do Conhecimento”
Professor: Rodolfo Marco Di Giulio, MSc.


Aluna: Camyla Souza de Oliveira


Estudo de Case: “Cirque du Soleil”

Capital Humano;
Conhecimento Organizacioal;
Recrutamento e Seleção;
Treinamento e Desenvolvimento;
Aprendizagem Organizacional.












Fortaleza
2014INTRODUÇÃO
A área de estudo que trata do tema Gestão do Conhecimento ou da Gestão de Pessoas na área do conhecimento, ao logo de sua trajetória, tem dedicado cada vez mais esforços em busca da compreensão dos contextos nos quais ocorrem os processos e como eles se relacionam com o conhecimento e seu respectivo gerenciamento. Esse fato se torna mais evidente quando se percebe que a gestãodo conhecimento não existe de forma isolada, influenciando também as teorias da gestão de pessoas, de tecnologia da informação, de gestão organizacional, de processos, entre outras.
Prova disso é o cenário traçado pelas organizações, ao longo de suas trajetórias, buscando transformações importantes em suas estruturas e processos em função do aparecimento e, da consequente, evolução das formas dese gerir as pessoas, os processos, enfim, o próprio conhecimento. Todavia sabe-se que mudanças geram incertezas, receios e resistências principalmente quando não são comunicadas de forma clara e também quando não há um projeto bem elaborado para preparar as pessoas como também o ambiente e a estrutura física.
Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo identificar no texto do case:Cirque du Soleil, tais pontos como a gestão do conhecimento; capital humano; capital intelectual; conhecimento organizacional, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento (T&D) e Aprendizagem organizacional. O que é de fato um desafio numa organização com milhares de maquinas humana, com uma grande diversidade e com o dever de se reinventar a cada dia para continuar alcançando os seusobjetivos atuais, sem sair do foco primário da organização.
Entender que a gestão do conhecimento, é mais que uma evolução do comportamento humano dentro da sua cultura já mais vivenciada.







HIATÓRIA
O Cirque du Soleil foi formado em 1984 por um grupo de artistas de Rua do Canadá conhecido como "(O clube dos Saltos Altos)." Artista fundador e atual CED, Laliberté denominou a suacriação inicial como "Le Grand Tour do Cirque du Soleil" que foi apresentada em Quebec, Toronto e Vancouver. Inicialmente o grupo era formado por 73 profissionais que apresentavam um show por vez, já no final de 2001, com um número de integrantes da ordem de 500 artistas oriundos de diversos países e totalizando 2.100 funcionários no mundo todo, os oitos espetáculos já eram apresentados em mais dequatro continentes.
Em meados de 1990, a empresa tentou descentralizar a administração em três divisões, na América do Norte, Europa e Ásia com o propósito de melhor auxiliar as viagens e apoiar os shows pelo mundo afora. Este modelo não deu certo e a administração voltou a ser centralizada na sede de Montreal. Uma das razões deste modelo não ter funcionado era a confiança que os artistas tinhamno carisma e criatividade de Laliberté e a sensação de que estariam perdendo este vínculo com esta descentralização. O grande desafio da empresa é, e sempre será, o gerenciamento de pessoas criativas. Atualmente seus shows já foram apresentados em mais de 100 cidades em todo o mundo e apreciados por quase 50 milhões de espectadores.












GESTÃO DO CONHECIMENTO
A Gestão doconhecimento é, atualmente, um tema muito discutido, seja no maio empresarial como no meio acadêmico; empresários, estudantes, acadêmicos e consultores apontam a Gestão do Conhecimento como um dos principais ativos das organizações e a forma de compartilhá-lo é a chave para a vantagem competitiva e fonte para o sucesso.
Gestão do conhecimento é o conjunto visível do desenho e dos princípios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cirque du Soleil
  • Cirque du soleil
  • Caso Cirque du Soleil
  • Abordagem do Cirque du Soleil
  • Cirque Du Soleil
  • case cirque du soleil
  • cirque du soleil
  • Estratégia Cirque du Soleil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!