circuoto de corrente altenada

1307 palavras 6 páginas
Introdução

No fim da década de 1880 viveu-se nos Estados Unidos da América um período conhecido como a Guerra das Correntes. Nessa época já existia uma rede eléctrica pública, usada principalmente para alimentar lâmpadas incandescentes e motores eléctricos. A exploração dessa rede eléctrica revertia grandes benefícios a Thomas A. Edison que tinha obtido várias patentes pela invenção da lâmpada e de vários dispositivos para gerar corrente contínua. Outras pessoas tentaram entrar nesse novo negócio milionário com as suas inovações; George Westinghouse, que já tinha tido sucesso comercial com as suas próprias patentes, contratou Nicola Tesla, um cientista brilhante, imigrante da Croácia. Tesla obteve uma patente pelo dispositivo esquematizado acima, utilizado para produzir e distribuir corrente alternada. A guerra das correntes acabaria por ser ganha pelo sistema de corrente alternada de Tesla e Westinghouse; uma das principais vantagens sobre o sistema de corrente contínua de Edison é a facilidade de poder aumentar ou diminuir a tensão por meio de transformadores.
As perdas de energia na transmissão de corrente em grandes distâncias são tanto menores quanto maior for a tensão usada. Usa-se alta tensão para transportar a corrente desde às centrais eléctricas até as localidades onde é consumida e a tensão é reduzida antes de ser disponibilizada para consumo doméstico, de modo a reduzir os riscos de segurança.

Circuito LC
No circuito do lado esquerdo da figura 11.1, o interruptor S1 está fechado (há muito tempo) e o interruptor S2 aberto. Num instante, t=0, abre-se o interruptor S1 e, simultaneamente, fecha-se o interruptor S2. Assim, para t≥ 0 o circuito equivalente é o representado no lado direito da figura 11.1, denominado circuito LC.

Figura 11.1. Circuito LC, em t0, a essa projeção indica a variação da função em ordem ao tempo.

Figura 11.4. Representação gráfica de um fasor F.
Exemplo 11.1
Num nó num circuito de corrente

Relacionados

  • circuoto de corrente altenada
    1822 palavras | 8 páginas
  • circuoto de corrente altenada
    1322 palavras | 6 páginas