Circuitos Trifasicos

Páginas: 6 (1298 palavras) Publicado: 15 de abril de 2014
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA
FACULDADE DE ENGENHARIA ARQUITETURA E URBANISMO - FEAU
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO



RELATÓRIO DA ATIVIDADE 2, MATÉRIA DE LABORATÓRIO DE ELÉTRICA APLICADA


ELETRICIDADE APLICADA
CIRCUITOS TRIFÁSICOS








SANTA BÁRABARA D’OESTE – S.P.
JUNHO DE 2013

SumárioINTRODUÇÃO.....................................................................................................03
BASE TEÓRICA...................................................................................................05
PROCEDIMENTO................................................................................................06
RESULTADOS E DISCUSSÃO...........................................................................08CONCLUSÃO......................................................................................................09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................10




























Introdução

O sistema trifásico é a forma mais comum de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em corrente alternada. Este sistema incorpora ouso de três ondas senoidais balanceadas, defasadas em 120 graus entre si, de forma a balancear o sistema, tornando-a muito mais eficiente ao se comparar com três sistemas isolados. As máquinas elétricas trifásicas tendem a ser mais eficientes pela utilização plena dos circuitos magnéticos. As linhas de transmissão permitem a ausência do neutro, e o acoplamento entre as fases reduz significantementeos campos eletromagnéticos. Finalmente, o sistema trifásico permite a flexibilidade entre dois níveis de tensão.
O sistema responsável pelo transporte de energia elétrica das unidades geradoras para as unidades consumidoras é composta basicamente por três subsistemas:
Este desenvolvimento experimental foi desenvolvido com o intuito de expandir nossos conhecimentos a cerca do comportamento dessetipo de circuito incluindo novos conceitos ao nosso dia a dia como o de tensão de fase.



























Base teórica

Sistema de geração de energia
Composta pelos elementos responsáveis pela conversão da energia de alguma fonte primária em energia elétrica e quaisquer outros componentes das unidades de geração.
Sistema de transmissão
Composta peloselementos responsáveis pelo transporte da energia obtida dos vários sistemas de geração para o(s) sistema(s) de distribuição interligados pelo sistema de transmissão.
Sistemas de distribuição
Composta pelos elementos responsáveis pela adequação da energia para o uso de consumidores de grande, médio e pequeno porte.
A transmissão de energia elétrica é feita por meio de um sistema de transformadores econdutores elétricos também chamados de linhas de transmissão os quais transmitem a energia elétrica gerada nas unidades geradoras para as unidades consumidoras ou cargas.
O sistema de transmissão permite que a tensão eléctrica proveniente dos terminais dos geradores localizados nas unidades de geração alcance a alimentação das unidades de consumo atendidas pelo sistema.
Nos primórdios daimplementação do sistema de transmissão de energia de longa distância, graças ao avanço tecnológico principalmente devido ao trabalho de Nikola Tesla foi utilizado o sistema alternado para as tensões e correntes, de forma a permitir o transporte de energia a longas distâncias sem perdas significativas a ponto de inviabilizar o processo.
Para a geração de tensões e correntes alternadas, utiliza-segeradores síncronos ou de indução que em teoria poderiam fornecer qualquer número de sinais de tensões e correntes alternadas igualmente defasadas entre si dependendo da construção dos geradores.
Por questões de praticidade, econômicas (economia de material) e técnicas (qualidade da energia fornecida), optou-se por utilizar o sistema trifásico.
Os sistemas trifásicos típicos de energia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • circuitos trifasicos
  • Circuitos Trifásicos
  • Circuitos Trifásicos
  • Circuitos Trifasicos
  • circuito trifásico
  • Circuito trifásico
  • circuitos trifasicos
  • Circuitos trifásicos equilibrados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!