circuitos eletricos em CC

Páginas: 7 (1603 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
RELAÇÃO ENTRE RESISTÊNCIA TENSÃO E CORRENTE APLICADA A CORRENTE CONTÍNUA.

Leandro Alves C. de Macedo1*, João Francisco B. de Melo1, Leonardo Passos1, Lourenzo Santos1, Juarez Junior1, , Vicente de Paulo Lima ².
¹Bacharelado em Engenharia Elétrica, Faculdade Santo Agostinho – FSA (leandrolg93@hotmail.com)
²Docente Calculo Diferencial e integral III, Faculdade Santo Agostinho – FSAResumo – Em 1800, Alessandro Volt inventou a bateria capaz de produzir fluxo contínuo de corrente tornando possível o desenvolvimento dos primeiros circuitos, na época apenas se tinha o conhecimento de corrente contínua, porem com o crescimento das cidades e a necessidade de percorrer maiores distâncias, a corrente contínua não supria essa necessidade, pois a energia se perdia facilmente com adistância em relação a resistência dos fios. O engenheiro Nikola Tesla, ajudado por trabalhos teóricos de Charles Proteus Steinmetz, desenvolveu a idéia da corrente alternada, ou CA, ao contrário da corrente contínua, a CA está sempre mudando e reverte sua direção repetidamente. Como a CA se tornou resposta para o problema da transmissão de energia a distâncias, esse tipo de corrente é utilizada também naárea de eletrônica, apesar das distâncias serem pequenas as correntes e voltagens desses circuitos representam fenômenos constantemente mutáveis, sabendo ainda que para alimentar os componentes de um circuito em CA é necessário uma corrente contínua. Focando apenas na alimentação desses componentes, usou-se a lei de Ohm para relacionar, a resistência com tensão e corrente elétrica.Palavras-chave: Lei de Ohm, resistores, corrente alternada, corrente contínua, corrente elétrica.

Introdução

As primeiras investigações sobre eletricidade estática aconteceram séculos atrás, a eletricidade estática é a transferência de elétrons produzida pela fricção, como quando uma pessoa esfrega um balão de borracha na própria roupa. Um fluxo de corrente de duração muito curta pode ocorrer quandoobjetos portadores de cargas entram em contato, mas não existe fluxo elétrico contínuo, Na ausência de corrente elétrica não pode existir aplicação útil da eletricidade.
Em 1800, Alessandro Volta inventou a bateria capaz de produzir fluxo continuo de corrente tornando possível o desenvolvimento dos primeiros circuitos elétricos, Os circuitos elétricos da época utilizavam uma bateria e eletrodosimersos em um recipiente cheio de água. A primeira aplicação de circuitos elétricos para uso prático foi a iluminação elétrica, pouco depois que Thomas Edison inventou a lâmpada incandescente, ele procurou aplicações práticas para o produto por meio do desenvolvimento de um sistema completo de geração e distribuição de energia. O primeiro sistema desse tipo nos Estados Unidos foi a Pearl StreetStation, no centro de Manhattan, que fornecia eletricidade para alguns quarteirões de Nova York, unicamente para iluminação.
Os circuitos mais antigos eram acionados por uma bateria, ou seja, por uma corrente constante que fluía sempre na mesma direção. Esse é o sistema de corrente contínua, ou CC, o uso desse tipo de corrente se manteve no período inicial de desenvolvimento dos circuitos elétricos. Umgrande problema do sistema CC é que as estações de energia só podiam servir uma área de aproximadamente 2,5km² devido à perda de energia na transmissão.
O engenheiro Nikola Tesla, ajudado por trabalhos teóricos de Charles Proteus Steirnmetz, desenvolveu a ideia da corrente alternada, ou CA, ao contrário da corrente contínua, a CA está sempre mudando e reverte sua direção repetidamente. Como a CAse tornou resposta para o problema da transmissão de energia a distâncias, com esse tipo de corrente, é possível usar transformadores para modificar os níveis de voltagem em um circuito. Os transformadores operam sob princípio da indução magnética que requer um campo magnético produzido pela corrente alternada. Com os transformadores as voltagens podem ser intensificadas para a transmissão de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Circuitos CC
  • circuito eletrico
  • Circuitos eletricos
  • circuitos elétricos
  • circuitos eletricos
  • Circuitos Elétricos
  • Circuito elétrico
  • Circuito elétrico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!