Circuitos eléctricos

Páginas: 11 (2747 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2011
Disciplina

Práticas Oficinais

CHAVES
Janeiro 2009

MÓDULO 11

- Circuitos de Iluminação e Sinalização -

Índice Programático

1- Circuitos de iluminação
1- Derivação simples: com lâmpadas de descarga e incandescentes
2- Comutação de lustre e de escada
3- Telerruptor e automáticos de escada

1. Circuitos de sinalização1- Campainhas
2- Sinalização circuito de chamada com quadro de alvos
3- Sinalização circuito de chamada / resposta

2. Circuitos de tomadas
1- Monofásicas

2- Trifásicas

INTRODUÇÃO

O estudo de uma iluminação para ambiente interior ou exterior exige da parte do técnico alguns conhecimentos básicos sobreluminotecnia, nomeadamente sobre a modalidade de iluminação a instalar, tipos de lâmpadas e respectivas armaduras, potencias e, naturalmente, a sua localização.

Neste sentido, irá ser feita uma abordagem aos temas subordinados a Circuitos de Iluminação, Circuitos de Sinalização e Circuitos de Tomadas, para que os alunos adquiram as competências necessárias para a execução deste tipo de circuitos.Esquemas eléctricos e simbologia

A representação esquemática de circuitos eléctricos pretende, tão-só, facilitar a consulta por outrem dos circuitos eléctricos correspondentes. Com efeito, num esquema eléctrico não se representa a constituição interna de cada aparelho integrante da instalação, pois não é esse o objectivo do esquema eléctrico. Em termos gerais diremos que os esquemas pretendemtraduzir funções, interligações eléctricas/mecânicas e, dependendo do tipo de esquema, as ligações eléctricas minuciosas entre os diferentes aparelhos existentes.

Um esquema eléctrico é essencialmente constituído pelos seguintes elementos:

Símbolos - que representam elementos da instalação; resistências, díodos, máquinas eléctricas, relés, contactores, interruptores, etc.

Traços - querepresentam ligações eléctricas ou mecânicas entre os elementos.

Referências - que permitem a identificação dos aparelhos, máquinas, contactos, etc., utilizados no esquema.

No QUADRO 1 abaixo apresenta-se uma lista de símbolos utilizados em esquemas eléctricos e electrónicos.

Existem diversos tipos de esquemas eléctricos, consoante o fim em vista com o esquema e consoante o modo de representação.Na verdade, os esquemas têm aplicações variadas. Vejamos algumas dessas aplicações: a utilização mais vulgar é a que permite que um instalador, um cablador, execute a instalação eléctrica correctamente, fio a fio, contacto a contacto, aparelho a aparelho; outra função será a de servir de 'roteiro', isto é, serve para nos dar uma visão geral de toda a instalação, toda a rede; ligado ainda a estaúltima função o esquema permitir-nos-á mais facilmente localizar e reparar as avarias numa dada instalação; outra das importantes funções do esquema é a de nos permitir mais rapidamente fazer alterações na instalação ou prever acréscimos na instalação; uma função menos usual é a de nos dar uma visão simples da instalação, tipo 'diagrama de blocos'.

Por esta pequena amostragem da função dosesquemas podemos concluir que estes são elaborados de acordo com a utilização que se vai fazer deles.

Assim, os esquemas podem classificar-se, fundamentalmente em:

A. Esquema funcional;
B. Esquema de princípio ou teórico;
C. Esquema de realização.

A. Esquema funcional - É um esquema simples que se destina a fazer compreender apenas a interligação entre os elementos, nãohavendo a preocupação quanto aos pormenores: ligações eléctricas, contactos eléctricos, etc.

Este esquema pode aparecer sob várias formas, nomeadamente: em diagramas de blocos, em Grafcet, outras representações gráficas sugestivas. Na figura abaixo representa-se, sob a forma de diagrama Grafcet, uma instalação eléctrica cujo diagrama de princípio se representa na figura seguinte; isto é, os dois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Circuitos electricos
  • Circuitos electricos
  • Circuitos electricos e aplicações da electrónica
  • Relatório plataforma visir
  • Motores electricos
  • Dimensionamento electrico
  • Materiais electricos
  • Quadros electricos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!