Circuito inteegrado 555

774 palavras 4 páginas
1- Aplicações CI 555
1.Oscilador de Áudio Básico
Na figura 7 mostramos o circuito de um oscilador de áudio básico que excita um alto-falante ou transdutor.

de áudio com dois tipos de saída.

A freqüência pode ser ajustada numa faixa de 1:10 no potenciômetro e está basicamente determinada pelo valor do capacitor usado.
Para a excitação de um pequeno transdutor piezoelétrico de alta impedância ou uma cápsula de fone, pode-se usar diretamente a saída do pino 3. No entanto, para uma carga de baixa impedância como um alto-falante, deve ser usado um transistor excitador. Para tensões acima de 6 V o transistor deverá ser montado em um radiador de calor.
2.Pisca-Pisca/Metrônomo
Com a utilização de um capacitor acima de 1 µF temos a produção de pulsos intervalados e o circuito pode ser usado como um metrônomo, ou ainda excitar uma lâmpada num pisca-pisca conforme exemplo da figura 8.

Figura 8 – Excitação de carga com transistor PNP. Aciona no nível baixo da saída.

Lâmpadas de até 500 mA podem ser excitadas com o uso de transistores como o BD136 ou TIP32 , e de maiores potências com o uso de transistores de efeito de campo de potência apropriados.

3.Inversor
Na figura 9 indicamos como ligar o 555 num pequeno transformador de alta tensão para gerar tensão suficiente para acender uma pequena lâmpada fluorescente, ou mesmo fazê-la piscar (com a operação em freqüência menor). Esse mesmo circuito pode ser utilizado para gerar estímulos num excitador de nervos.

Figura 9 – Circuito inversor que, na realidade, pode ser considerado uma fonte chaveada de alta tensão.

O transistor tanto pode ser bipolar PNP quanto um transistor de efeito de campo de potência, devendo ser dotado de um radiador de calor, se a alimentação for feita com mais de 6 V. A freqüência de operação é ajustada em P1 e deve ser escolhida de acordo com as características do transformador para resultar em um maior rendimento na transferência de energia.

2-

Relacionados