CIRCUITO CONVERSOR DE CORRENTE ALTERNADA EM CORRENTE CONTINUA

540 palavras 3 páginas
CIRCUITO CONVERSOR DE CORRENTE ALTERNADA EM CORRENTE CONTINUA
Pierre Américo da Silva Rabelo

INTRODUÇAO
Corrente elétrica são movimento de cargas elétricas que é transportada por uma passagem fechada através de condutores, que em suas pontas existe uma diferença chamada tensão, e isso forma um circuito elétrico. Desde o princípio dos tempos, os cientistas descobriram dois tipos de corrente elétrica conhecidas como corrente alternada (CA) e a corrente continua (CC). Essas correntes elétricas possuem diferenças e característica distintas e também funções especificas, neste caso uma corrente depende da outra, através de um circuito retificado pode se converter CA em CC. Essa conversão é o que será discutido nesse trabalho.
CONVERSAO DE CORENTE ALTERNADA EM CORENTE CONTINUA
Corrente alternada (CA) é a corrente elétrica na qual a intensidade e a direção são grandezas que variam ciclicamente ao contrário da corrente contínua, que tem direção bem definida e não varia com o tempo. Em um circuito de potência de corrente alternada, a forma da onda mais utilizada é a onda senoidal. Já a corrente continua (CC) é o fluxo ordenado de elétrons sempre numa direção, que depende da corente alternada para produzi-la.
Para produzir corrente continua através da corrente alternada é necessário um circuito retificado com diodo. Este circuito é responsável pela transformação da corrente alternada em corrente continua, impedindo que haja mudança de sentido do fluxo da corrente elétrica.
Este fenômeno ocorre devido à condutividade em um só sentido no diodo como um chaveamento da corrente elétrica, retificando assim a corrente CA em CC. Como pode se ver na figura 1 uma fonte de alimentação é utilizada como um circuito converso de corrente CA em CC.
Figura 1: fonte de alimentação
Esta fonte de alimentação inicia com uma tensão alternada de 110 ou 220V e logo em seguida essa tensão circula em um transformado destinado a reduz a tenção em 12V CA. Ao passar pelo transformado, essa tenção

Relacionados

  • NBR 05456 1987 Eletricidade geral
    39404 palavras | 158 páginas