Ciped6 V1

3235 palavras 13 páginas
DESIGN SISTÊMICO E OS FATORES ESTRATÉGICOS RELACIONADOS AO ARTESANATO DE BASE MINERAL EM PEDRA-SABÃO
Metodologia aplicada a sustentabilidade de produtos artesanais da região de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil
Paulo MIRANDA DE OLIVEIRA,1 Claudio GERMAK,2
1 Politecnico di Torino, TO Itália;
Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, MG Brasil,
2 Politecnico di Torino, TO Itália.

Sumário
O estudo e emprego de uma metodologia sistêmica, relacionada e estabelecida pelo design, como disciplina e ferramenta de pesquisa, assumem valores estratégicos dando importância aos fatores humanos, sociais e econômicos, estes, fundamentais nos processos de ativação, promoção e difusão da inovação. Ao fim, destacada a metodologia do design sistêmico aplicada, prevê-se a criação de um novo cenário teórico para o processo, emergindo as especificidades culturais, ambientais e territoriais dispostas entre os atores e o meio, estabelecidos nesse particular universo da exploração mineral Brasileira.

PALAVRAS-CHAVE
Design sistêmico, Artesanato, Exploração mineral, Sustentabilidade.

1. INTRODUÇÃO
Apresentam-se, no contexto território, as regiões de Ouro Preto, Mariana e Catas Altas da Noruega, Minas Gerais – Brasil, relacionando-as a exploração mineral da pedra-sabão (esteatito) e a produção artesanal oriunda deste material. Aspecto interessante abordado neste estudo, abrange o caráter histórico e econômico relacionado à Estrada Real, macro região que abrange os territórios estudados, com rotas históricas, turísticas e estratégicas, pressupostas ao desenvolvimento econômico e social do estado de Minas Gerais.
Visando uma análise sistêmica com objetivo na exploração da pedra-sabão, bastante difundido no território das Minas Gerais, conhecida e reconhecida como um bem cultural, o estudo abrange o cenário atual de exploração deste material através de mecanismo metodológico sistêmico, pretendendo-se determinar um mapeamento do atual processo produtivo (relevo holístico), bem como

Relacionados