Cipa

Páginas: 9 (2113 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
CIPA- COMISSÃO INTERNA PREVENÇÃO DE ACIDENTES *

Alryanne Dulcye Pires de Oliveira **
Ana Luiza Soares Santos Leal **
Juliene Cabral dos Santos **
Luan Vitor Melo de Sousa **
Simone de Freitas Dutra **
Weryca Cruz da Silva **

RESUMO

A CIPA estabelece a obrigatoriedade das empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta,instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados a organizarem e manterem em funcionamento, uma comissão interna de prevenção de acidentes. Segundo a legislação brasileira, uma comissão constituída por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos trabalhadores, de forma paritária, em cadaestabelecimento da empresa, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Palavras-chave: Comissão Prevenção Acidentes

1 INTRODUÇÃO

Feriados em acidentes de trabalho são 317 milhões por ano segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho).
A média é de850 mil lesões diárias, 4 ou mais dias fora do trabalho e o número de enfermidades mortais cresceu de 1,95 milhão para 2,02 milhões.
Devido a esses números elevados criou-se a CIPA para prevenir esses acidentes visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores.
Baseado nas informações obtidas surgiu nas pesquisadoras o seguintequestionamento: Qual o objetivo da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA?
Vale ressaltar que a problemática sugerida nos levou as seguintes hipóteses: Fazer com que todos trabalhem em conjunto para prevenir os acidentes de trabalho, melhorar a qualidade do ambiente, preservar a vida e a saúde do trabalhador, identificar os riscos e elaborar os mapas.

2 OBJETIVOS

Tivemos como objetivogeral implantar praticas preventivas aos agravos mais comuns à saúde física e mental dos trabalhadores, visando ambientes mais saudáveis e melhorias na qualidade de vida.
No entanto os objetivos específicos é descrever teoricamente sobre a CIPA, investigar a ocorrência de acidentes no trabalho através da CIPA, e divulgar a todos da instituição informação sobre a CIPA.
De acordo com a NR-05 itens5.1 a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

3 METODOLOGIA

Para a elaboração deste projeto foi necessário à realização dos procedimentos metodológicos tais como:
Quanto à abordagem foido tipo analise teórica, pois estudamos as teorias pautadas conforme as normas regulamentadoras sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Quanto ao objetivo foi do tipo exploratório, pois realizamos levantamento de informação sobre a temática.
Quanto ao objeto foi bibliográfico por ser um trabalho independente de uma pesquisa inicial.

4 CIPA

A CIPA é composta de representantesdo empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto, ressalvadas as alterações disciplinados em atos normativos para setores econômicos específicos. A constituição de órgãos dessa natureza dentro das empresas foi determinada pela ocorrência significativa e crescente de acidentes e doenças típicas do trabalho em todos os Países que se industrializaram.

4.1 Conceito

AComissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar de prevenção de acidente do trabalho, das condições do ambiente e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança. A CIPA é regulamentada pela Consolidação das leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela norma regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214 de 08.06.78...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CIPA
  • CIPA
  • cipa
  • Cipa
  • Cipa
  • Cipa
  • Cipa
  • Cipa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!