CINÉTICA QUÍMICA ATRAVÉS DOS FATORES QUE A INLUENCIAM

1339 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL
Av. João Naves de Ávila, 2121, Santa Mônica, 38408-100, Uberlândia/MG
Telefones: (034) 3239-4411/ Fax: (034) 3225-4832

Bacharelado em Engenharia Civil
1° período

Data de realização do experimento: 08/12/2014

CINÉTICA QUÍMICA ATRAVÉS DOS FATORES QUE A INLUENCIAM

Relatório apresentado à disciplina de Química Experimental, como parte das exigências do curso de Engenharia Civil, período integral.

Alunos Matrícula:
Linekeer Dias da Silva
Laryssa Cortes Santos

Uberlândia – MG
2° Semestre de 2014

1. OBJETIVO DO EXPERIMENTO
Análise dos agentes que influenciam a velocidade das reações químicas.

2. INTRODUÇÃO
A Cinética Química é a área da química que estuda o tempo no qual as reações químicas se processam e os agentes que atuam na variação dessa velocidade de uma reação para outra.
Dominar a velocidade de uma reação química torna as atividades humanas muito menos dependentes de tempo. Em um mundo cada vez mais informatizado e com atividades mecanizadas, acelerar algumas reações ou retardar outras é um importante passo para facilitar nossas atividades cotidianas.
Em um âmbito geral, algumas reações demoram mais para ocorrer enquanto outras ocorrem quase que espontaneamente.
A digestão humana, por exemplo, demora muito mais tempo para ser realizada frente ao processo de efervescência de um comprimido dissolvido em água. São atividades muito diferentes, mas que revelam o quanto a variabilidade de tempo é algo sempre presente de uma reação para outra.
Para facilitar as atividades humanas, sabe-se que acelerar algumas reações é algo vantajoso enquanto outras devem ser retardadas ao máximo. A atividade de um comprimido no organismo humano muitas vezes é acelerada ao máximo pela indústria farmacêutica, enquanto o processo de corrosão de estruturas metálicas do setor de construção civil tenta ser

Relacionados