Cinética quimia

582 palavras 3 páginas
Cinética Química
Trabalho de Química

Marcelo Augusto nº 29
Victoria Françoese nº 39
2º ano A
Professora: Márcia

Índice

Objetivo 3 Introdução 4 Experiência 5 Resultado 6 Conclusão 7 Bibliografia 8

Objetivo

Determinar os fatores que alteram uma reação da cinética química.

Introdução

Foi em 1864 que se desenvolveu a teoria da Cinética Química formulada por Peter Waage (químico norueguês) e Cato Maximilian Guldberg ( químico e matemático norueguês), ambos desenvolveram a teoria de “Lei de ação de massas”, a qual estabelece que a velocidade da reação é proporcional a quantia de substancias reagentes.
A cinética química tem como principal característica analisar a velocidade das reações químicas, ou seja, analisar o tempo para se obter determinado produto. Isso é fundamental para processos e atividades industriais, pois é interesse das indústrias obter grande quantidade de produtos com grande rendimento. Então a partir desse quesito é possível, deslocando o equilíbrio de uma reação química ou adicionando catalisadores, obter grandes quantidades de determinado produto com grandes rendimentos.

Experiência

Reagentes: Água, vinagre e sonrisal.
Materiais usados: dois béquers, termômetro, pilão, faca, espátula e cronômetro.
Procedimento:
O experimento foi realizado em grupos de cinco alunos em laboratório escolar. Cada grupo tinha quatro pastilhas de sonrisal, essas pastilhas então foram divididas ao meio com o auxilio da faca, tendo ao total de oito partes.
Foram utilizadas três temperaturas diferentes de água: quente, ambiente e gelada, mas sempre com 60 ml de água. Cada uma dessas temperaturas foi registrada e estão na tabela de resultados.
Primeiro, jogamos uma parte do sonrisal em cada temperatura de água e cronometramos.
Depois, trituramos cada parte do sonrisal com o pilão, e jogamos com o auxilia de uma espátula em cada temperatura da água, sempre cronometrando o tempo que a parte demorava pra se dissolver

Relacionados

  • Artigo Cinetica Quimia
    1523 palavras | 7 páginas
  • bombas
    1272 palavras | 6 páginas
  • PARÂMETROS DE COR E CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DO MARACUJÁ AMARELO
    174086 palavras | 697 páginas