Cinética enzimárica

2012 palavras 9 páginas
U S P – E E L - Escola de Engenharia de Lorena Reatores – Aula 1 – Introdução a Engenharia de Reatores
1 - Introdução
“A cinética química e o projeto de reatores estão no coração de quase todos os produtos químicos industriais. É, principalmente, o conhecimento da cinética química e o projeto do reator que distinguem o engenheiro químico dos outros engenheiros” (Fogler – Capítulo 1 – Introdução de seu livro)

2 – Objetivos do Curso
Familiarizar estudantes com a terminologia e conceitos das Engenharias das Reações Químicas. Integrar para o estudante o uso da Cinética Química no projeto de reatores químicos. Desenvolver e reforçar habilidades matemáticas necessárias para o projeto de reatores químicos.

3 – Estrutura
A idéia central do curso de reatores é permitir que o aluno faça a integração entre os conhecimentos de química e a sua aplicação na Engenharia. Os pilares da Engenharia das Reações Químicas, segundo Fogler, estão representados na Figura 1.

Figura 1 - Os pilares da Engenharia das Reações Químicas

4 – Equação Geral de Balanço de Massa
O ponto inicial para o estudo de reatores é o balanço de massa das espécies químicas (reagentes ou produtos) que participam de uma reação química. Este balanço de massa é representado, de uma forma geral, pela equação 1.

_____________________________________________________

Notas de Aula - Reatores – Prof. Dr. Marco Antonio Pereira

U S P – E E L - Escola de Engenharia de Lorena Reatores – Aula 1 – Introdução a Engenharia de Reatores
⎡Taxa de consumo de⎤ ⎡Taxa de escoamento de⎤ ⎡Taxa de escoamento de⎤ ⎢ ⎥ ⎡ Taxa de acúmulo ⎤ ⎢ reagente para dentro ⎥ = ⎢ reagente para fora do ⎥ + ⎢ reagente devido à ⎥ + ⎢ do reagente no ⎥ ⎢ ⎥ ⎢ ⎥ ⎢ Reação Química no ⎥ ⎢ ⎥ ⎢ do elemento de volume⎥ ⎢ elemento de volume ⎥ ⎢ ⎥ ⎢elemento de volume⎥ ⎣ ⎦ ⎣ ⎦ elemento de volume ⎣ ⎦ ⎣ ⎦
[Entra] = [Sai] + [Reage] + [Acumula] ___________________________________________________________
Equação 1 – Balanço de Massa Genérico

Relacionados