CINÉTICA DA REACÇÃO DE CORANTES COM O IÃO HIDRÓXIDO

806 palavras 4 páginas
Sumário detalhado aula nº4
·
·
·
·

·
·

·
·
·

·

·
·

·

·
·
·

As membranas celulares permitem à célula criar barreiras que limitam determinadas moléculas em compartimentos específicos.
As membranas celulares consistem numa camada dupla contínua – uma bicamada – de moléculas de lípidos nas quais estão inseridas várias proteínas.
A bicamada lípidica providencia a estrutura básica e a função de barreira de todas as membranas celulares.
As moléculas de lípidos membranares são anfipáticas. Assumem espontaneamente a forma de bicamada quando colocadas em água, formando compartimentos fechados que voltam a selar espontaneamente se furados.
Há três classes principais de moléculas de lípidos membranares: fosfolípidos, esteróides e glicolípidos.
A bicamada lípidica é fluida e moléculas individuais de lípidos podem difundir na sua monocamada; contudo as moléculas individuais de lípidos não saltam espontaneamente de uma monocamada para a outra.
As duas camadas da membrana plasmática têm diferentes composições lipídicas, refletindo diferentes funções dos dois lados da membrana celular.
Há células que ajustam a fluidez da sua membrana através da modificação a composição dos lípidos que as constituem.
As proteínas membranares são responsáveis pela maiorias das funções de uma membrana, tais como o transporte através da bicamada lípidica de pequenas moléculas solúveis em água .
Proteínas transmembranares atravessam parcialmente ou totalmente a bicamada lípidica enquanto outras se ligam a um dos lados da membrana por ligação covalente a lípidos ou por ligação não-covalente a outras proteínas membranares.
Apesar da fluidez da bicamada lipídica as células têm diferentes formas de manter as proteínas membranares confinadas a regiões específicas da membrana.
Muitas das proteínas e alguns dos lípidos membranares expostos à superfície das células estão ligadas a açúcares, que ajudam a proteger e a lubrificar a superfície celular e

Relacionados