cintura escapular

Páginas: 3 (624 palavras) Publicado: 10 de abril de 2014
Trapézio: tem origem no osso occipital, ligamentum nuchae e processos espinhosos de C7 a T12. Desta origem extensas fibras musculares convergem para suas inserções sobre a extremidade acromial daclavícula, acrômio e espinha da escapula. É inervado pelo nervo acessório espinhal, e dividido basicamente em 3 feixes:

Feixe superior: acrômio-clavicular.
Ação: eleva a cintura escapular; impedindoa sua queda sob o peso de uma carga; As fibras correm para baixo e lateralmente.

Feixe médio: espinhoso direção transversal.
Ação: aproxima de 2 a 3 cm com a borda interna da escapula à linha dasapófises espinhosas; leva a escapula contra o tórax e a cintura escapular para trás.

Feixe inferior: direção oblíqua para baixo e para dentro.
Ação: puxa a escapula para baixo e para dentro.
Acontração simultânea dos três feixes age levando a escápula para dentro e para trás e fazendo com que ela gire para o lado 20º, papel modesto na abdução, mas importante no transporte de cargas pesadase impede a queda do braço e o deslocamento da escápula.


Rombóide: origina-se no ligamentum nuchae e processos espinhosos das duas últimas vértebras cervicais e das quatro torácicas superiores einsere-se na borda medial da escápula. É inervado pelo nervo escapular dorsal e tem direção obliqua para o alto e para dentro.
Ação: puxa o ângulo inferior para o alto e para dentro, portanto atuaelevando a escápula; fazendo rotação da escápula para baixo (a cavidade glenóide orienta-se para baixo); e fixa o ângulo inferior da escapula contra as costelas.

Angular ou elevador da escápula: temdireção obliqua para o alto e para dentro. Origina-se no processo transverso das vértebras cervicais superiores e insere-se na borda medial da escápula, acima da espinha, próximo ao ângulo superior. Éinervado pelo nervo escapular dorsal.
Sua ação é semelhante a do rombóide, age atraindo o ângulo súpero-interno para o alto e par dentro em 2 a 3 Cm (ação de elevar os ombros); entra em contração...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CINTURA ESCAPULAR
  • Cintura escapular
  • Músculos Cintura Escapular e Ombro
  • ombro e cintura escapular
  • musculos e exercicios cintura escapular
  • osteologia do ombro e cintura escapular
  • complexo da cintura escapular
  • Cinesiologia da Cintura Escapular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!