Cinoterapia - Terapia assistida por animais

Páginas: 11 (2653 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Polo Uruguaiana – RS
Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa





CAMILLA ANDRESSA JUNGES SANTANA








DESAFIO PROFISSIONAL – CINOTERAPIA - TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS
DISCIPLINA: PSICOLOGIA EDUCACIONAL
TUTORA EAD: ELAINE BORGES






Uruguaiana/RS
11/12/2013

SUMÁRIO

1.MAPEAMENTO DO PERFIL DA TURMA......................................................03

2. MAPEAMENTO DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS INDIVIDUAIS.................................................................................................04
2.1. FERNANDO
2.2 ALFREDO

3. MAPEAMENTO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEMINDIVIDUAIS..................................................................................................06
3.1. MARIA GISELE

4. IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO................................................................08
4.1. CINOTERAPIA
4.2. APLICAÇÃO DA ATIVIDADE
4.3. PROPOSTA PEDAGÓGICA
4.4. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
4.5. OBJETIVOS DO PROJETO

5. RESULTADOS..............................................................................................11





1. MAPEAMENTO DO PERFIL DA TURMA

Escola: Instituto Albert Einstein
Série: 3ª
Número de alunos: 30
Meninos: 13
Meninas: 17
Descrição do perfil da turma: É uma classe composta por 17 meninas e 13 meninos, formando o total de 30 alunos, cuja faixa etária é de 7 a 10 anos. De modo geral, os alunos demonstram interesse pelas atividades propostas, no entanto, alguns alunosdesobedecem as normas para uma boa convivência em grupo, conversam em momentos impróprios e não aceitam serem repreendidos. Podemos perceber também que a turma se divide em grupos e que cada grupo não abre espaço para a interação com os demais colegas de outros grupos.

2. MAPEAMENTO DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS INDIVIDUAIS
2.1. FERNANDO
Fernando tem 9 anos, ao contrário da maioriadas crianças da turma, foi criado e mora com seu tio, que não tem filhos e adotou Fernando devido aos problemas de dependência química da mãe, um homem arrogante, dono de uma empresa de médio porte, portanto, leva um estilo de vida confortável.
É uma criança agitada em sala de aula, tende a não levar a sério as atividades propostas pela professora, durante as explicações está sempre puxandoconversa com Alfredo e demais colegas que sentam próximos a ele, quando repreendido, dá o retorno de forma sarcástica, algumas vezes agressiva, nega que estava agindo de tal forma ou faz brincadeiras com a situação, tumultuando a aula e incentivando os demais a agirem da mesma forma.
O comportamento de Fernando pode ser explicado pelo fato dele ter sido abandonado por sua mãe, que por ser dependentequímica, não tinha condições de cuidá-lo, fazendo com que ele se sinta abandonado e queira chamar atenção para superar esse sentimento, outra possível causa pode ser o estilo de vida e comportamento de seu tio, já que os dois são muito próximos e ele o tem como espelho.

2.2. ALFREDO
Alfredo tem 9 anos, vem de uma família bastante humilde, seus pais são catadores de lixo e possuem seis filhosno total, ele é um dos filhos mais velhos, apenas mais novo que José, que também estuda na escola, na 8ª série.
No ambiente escolar, Alfredo está sempre junto com Fernando, suas atitudes são bastante semelhantes, no entanto, se o encontrarmos fora do ambiente escolar, é possível perceber uma grande alteração na personalidade, quase como uma outra criança: carinhoso, educado, calmo e bastantereceptivo. Quando questionado sobre o motivo da mudança de comportamento, Alfredo prefere não falar sobre o assunto, apenas distorce a conversa e segue agindo de acordo com o ambiente que está.
Ao entrar mais a fundo na identificação das possíveis razões para a mudança de comportamento de Alfredo, encontramos algumas informações:
Os pais quase não são presentes, passam a maior parte do dia na rua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO TERAPIA ASSISTIDA COM ANIMAIS TAA CINOTERAPIA
  • Terapia Assistida por Animais
  • aplicação da terapia assistida por animais
  • Terapia assistida por animais
  • terapia assistida por animais
  • Trabalho De Terapia Assistida Com Animais
  • Terapia assistida por animais
  • terapia assistida por animais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!