CINESIOLOGIA

Páginas: 6 (1323 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2015
1. INTRODUÇÃO
Cinesiologia significa “estudo do movimento humano”. Estuda-se o movimento de forma fragmentada e parcial, preocupando-se com aspectos mecânicos desse fenômeno, como o deslocamento do corpo e de seus segmentos, considerando as relações entre tempo, espaço e as forças atuantes sobre o trabalho corporal, como tipos de sobrecarga e fatores ambientais.
A cinesiologia abrange três áreasprincipais: a anatomia, a fisiologia e a biomecânica. A anatomia esclarece o que o movimento está trabalhando, a fisiologia mostra como está trabalhando e a biomecânica é a questão do desenvolvimento das leis físicas.















2. DESENVOLVIMENTO
2.1 HISTÓRIA
O termo cinesiologia surgiu através da combinação dos dois verbos gregos kinein e logos, que significam mover e descrever, no casoaplicando-se ao movimento humano. Esta área tem como elementos constitutivos principais a anatomia – referindo-se à estrutura do corpo humano –, a fisiologia – relacionada ao funcionamento desta estrutura –, e a física – as leis que regem o movimento, no caso, aplicadas ao corpo humano. O filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.) foi o pioneiro da cinesiologia, sendo autor de vários tratados quedescreveram as ações dos músculos e os submeteram à análise geométrica. Estes esforços pioneiros lançaram as bases para os trabalhos subsequentes de Galeno (131-201), Galileu (1564-1643), Newton (1642-1727) e Borelli (1608-1679), os quais nos levaram a ver o movimento humano como consequência da interação entre os músculos e as forças externas impostas pelo ambiente.
A cinesiologia contemporânea foicriada pelo quiroprático norte-americano George Goodheart, em 1964, sendo o responsável pela introdução do teste muscular em diagnóstico médico, depois de ter descoberto as ligações entre o corpo e as funções musculares, como os meridianos da teoria da acupuntura, determinadas zonas de reflexo, alimentos e emoções. Atualmente o estudo do movimento e o movimento humano se detem à trabalho, lazer,estética, sáude, qualidade de vida, socialização, esporte, dança, circo e o englobando todos esses motivos é a aprendizagem. A aprendizagem modifica o aluno, estimula ele à se desenvolver tanto em saúde tanto em cultura. Segundo Bronw & Cassidy (1963) o movimento humano deve ser visto como o resultado da interação do indivíduo com o ambiente, tendo o movimento como expressivo e comunicativo, noqual modifica os dois, tanto indivíduo tanto meio social e ambiente.




2.2 O PAPEL DA CINESIOLOGIA ESPORTIVA
A finalidade de estudar cinesiologia consiste em compreender as forças que atuam sobre o corpo humano em relação às posições e movimentos do corpo no espaço, visto que a gravidade, tensão muscular, resistência externa e atrito nunca são vistas e raramente são sentidas. Isto é fundamentalpara a capacidade de produzir o movimento humano e modificá-lo, como por exemplo, manipular estas forças a fim de melhorar o desempenho humano e prevenir uma lesão, podendo ser isto amplamente aplicado à realidade dos equipamentos a serem estudados através deste projeto.
A cinesiologia voltada ao esporte teve como precursores os norte-americanos John Varun Maguire e Michael Ugljesa. Eles viram que asdores causadas pela prática esportiva poderiam ser evitadas com antecedência e que também algumas lesões poderiam ser curadas completamente com eficiência e rapidez. Também segundo Newell, o deslocamento do corpo e membros produzindo com consequencia do padrão espacial e temporal da contração muscular, ele tem duplo aspecto, o que se observa e o produto de todo processo que acontece internamentecom o indivíduo. Ter uma analise de todo o movimento, sabendo que lesões internas podem acontecer, por esforço, esse é um dos papeis da cinesiologia esportiva.

2.3 LESÕES

2.3.1 LER (Lesão por Esforço Repetitivo)
Lesão por Esforço repetitivo, ou LER, são lesões que ocorrem, geralmente, em membros superiores e é causada por movimentos repetitivos, uma postura inadequada e stress. Prejudica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cinesiologia
  • cinesiologia
  • Cinesiologia
  • Cinesiologia
  • Cinesiologia
  • Cinesiologia
  • Cinesiologia
  • Cinesiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!