Cinesiologia e biomecânica

Páginas: 6 (1354 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2012
Instituto Politécnico de Santarém
Escola Superior Desporto de Rio Maior

Cinesiologia e biomecânica




Índice

1 Conceitos Fundamentais 3
2 Fichas de aplicação de conhecimentos 7
3 Bibliografia 12

Índice de Figuras

Figura 1 – Diferença entre lordose e hiperlordose 5
Figura 2 – Agachamento 7



1 – Conceitos fundamentais
O que é Cinesiologia?
O nome Cinesiologia vemdo grego kínesis = movimento + logos = tratado, estudo.
A Cinesiologia é a ciência que tem como objectivo a análise dos movimentos. De forma mais específica, estuda os movimentos do corpo humano.
Para que serve a Cinesiologia
Saber as forças que actuam sobre um objecto ou sobre o corpo humano e manipular estas forças de forma a melhorar o desempenho humano e que possam ser prevenidas lesões* a redução da resistência.
Postura e desvios da coluna
“É um estado de equilíbrio muscular e esquelético que protege as estruturas do corpo contra lesões ou deformidades, tanto em actividade quanto em repouso. Sob tais condições os músculos funcionam de forma mais eficiente e posições ideais são proporcionadas para os órgãos torácicos e abdominais.” American Academy of Orthopedic Surgeons(1947)
“Capacidade de manter uma relação adequada entre os segmentos do corpo e entre o corpo e o ambiente para realizar uma determinada tarefa.” (WOOLACOTT, 2003)
A coluna lombar, funcionalmente, está intimamente relacionada com os movimentos das articulações coxo-femorais, assim como o posicionamento da pélvis.

Causas da má postura
- Trauma;
- Doença;
- Maus hábitos;
-DebilidadeMuscular;
Morfologia
Podem ser classificadas como:
Simples: apresentam só uma curvatura numa das regiões da coluna vertebral causada pela hipertrofia da musculatura lateral da respectiva região.
Total: apresentam só uma curvatura ocupando mais do que uma região da coluna vertebral causada pela hipertrofia da musculatura lateral da coluna.
Dupla e Tripla: apresentam respectivamente duas ou trêscurvaturas, uma em cada região da coluna vertebral, com as suas respectivas curvas opostas entre si. Causada pela compensação de uma escoliose simples, que geralmente se localiza na região inferior. Na sua correcção, devemos actuar inicialmente no desvio primário.
Tipos de desvios
HIPERLORDOSE CERVICAL: Acentuação da concavidade da coluna cervical, colocando o ponto trago para trás da linha degravidade. A hiperlordose cervical é caracterizada pela proeminência da cabeça associada a hipercifose, caracterizado por um pescoço mais alongado à frente. A rectificação da lordose cervical caracteriza-se pela diminuição da lordose e consequentemente um pescoço recto, com diminuição da mobilidade cervical.
HIPERLORDOSE LOMBAR: Acentuação da concavidade lombar, colocando o ponto trocantérico para trásda linha de gravidade

O que é a lordose?
A lordose é uma curvatura da coluna vertebral com convexidade anterior. A lordose é normal na região cervical e lombar. É anormal quando se situa noutra parte da coluna vertebral ou quando é muito acentuada, nesta situação falamos de hiperlordose.

Figura 1 – Diferença entre uma lordose normal e hiperlordose
Esta patologia advém da retracção dascadeias musculares importantes do nosso corpo, esta patologia se não for tratada, pode levar a problemas mais graves, tais como osteoartroses, protusões discais e hérnias de disco. A hiperlordose lombar está associada a uma anteversão pélvica e consequentemente num realinhamento de todas as outras curvas da coluna para uma compensação.
A anteversão pélvica pode estar associada a um desequilíbriodos músculos abdominais e glúteos, que estão enfraquecidos, e na musculatura lombar que se apresenta encurtada.
Já a retificação da lordose lombar, está associada à retroversão da pelvis, originando uma costa plana, com diminuição da mobilidade.

Técnicas de correcção dos desvios
- Prática psicomotora;
- Alongamento;
- Fortalecimento muscular;
O tratamento para a correção da hiperlordose...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cinesiologia e Biomecânica
  • A cinesiologia e a biomecanica
  • Biomecânica e cinesiologia
  • Cinesiologia e biomecânica
  • Cinesiologia e Biomecânica
  • cinesiologia e biomecanica
  • cinesiologia e biomecanica
  • Biomecânica e Cinesiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!