cinesio portifolio 1

578 palavras 3 páginas
TIAGO CATTURANI – R.A.: 1122767

PORTFÓLIO – CINESIOLOGIA E BIOMECANICA

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina CINESIOLOGIA E BIOMECANICA como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor RENATA SIMÕES MACHADO.

CURITIBA
2014

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
1) Para cada plano de movimento, temos um eixo perpendicular a ele. Diante disso, identifique o plano e o eixo correspondente aos movimentos de: flexão/extensão, adução/abdução e rotação lateral/rotação medial. 2) Como são classificadas as articulações, considerando os graus de liberdade de movimento? Explique e exemplifique.
3) Defina: força de compressão, força de tração, força de cisalhamento, força de torção e força de flexão. 4) Como são classificadas as alavancas? Explique.
R1: Flexão/extensão: Perpendicular ao plano sagital, eixo látero-lateral.Adução/abdução: Perpendicular ao plano frontal, eixo antero-posterior.
Rotação lateral/rotação medial: Perpendicular ao plano transversal, eixo longitudinal.
R2: Assim , temos as articulações anaxiais , que não possuem eixo de movimentos; as monoaxiais , que se movimentam em torno de um eixo; as biaxiais , que se movimentam em torno de dois eixos; e as triaxiais , que realizam o movimento em torno de três eixos .
As articulações biaxiais podem ser do tipo selar Tal nome é dado por causa da sua forma , que tem o mesmo formato de uma sela de montaria , pois as superfícies são côncavas em um plano e convexas em outro , além de se articularem sob uma superfície que possui as mesmas características , apesar de a superfície côncava se encaixar na convexa e vice-versa .
As articulações biaxiais também podem ser do tipo condilar ou elipsoide , em que uma superfície de forma condilar ou ovoide se articula com outra de forma elíptica , permitindo o movimento em dois planos : flexão – extensão e abdução – adução , como , por exemplo , a articulação

Relacionados