cinematica dos corpos rigidos

Páginas: 2 (471 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
ETAPA 01

AULA TEMA: Cinemática dos Corpos Rígidos


Esquematize o vetor velocidade
A velocidade é uma grandeza instantânea e, é representada por meio de vetores, pois, ela possui direção eintensidade.
Esquematização:

Figura (a): A posição “t” é determinada pelo vetor de posição “r” que, demonstrará que essa posição é oriunda de uma referência 0 até t. Quando esse passa para oinstante t + ∆t, esse se encontra na posição 2, portanto, sua posição é r + ∆r. A curva ∆C representa o distanciamento entre as posições 1 e 2. Para encontrarmos o comprimento da curva ∆C, traçamos umvetor entre os pontos 1 e 2, vetor ∆r, com o intuito de aproximação e assim, encontrarmos a velocidade média. Portanto, essa equação é dada por:

Figura (b): Como a velocidade é encontrada dentro damesma variação infinita durante o deslocamento ao longo da curva, ela é representada por um vetor tangencial a essa curva, podendo ser decomposto na soma de outros vetores, conforme equação abaixo:Esquematize o vetor aceleração
A aceleração ocorre devida a variação de velocidade durante um percurso. Se a velocidade for constante, a sua aceleração será zero.
Esquematização:

Na figura é,fica evidente a variação da velocidade dentro de uma trajetória hipotética entre as posições 1 e 2, ou seja, na posição “t”, a velocidade é “v”, enquanto na posição “t + ∆t, a velocidade é “v + ∆v”,que pode ser melhor visualizada na figura b que nos demonstra que entre a velocidade “v” e a velocidade “v + ∆v” há uma velocidade “∆v”, com isso, há a caracterização da aceleração pela variação davelocidade. A equação da aceleração para essa situação será:
a_1a2=∆v/∆t
Como podemos observar na figura c, ao contrário da velocidade, a aceleração não possui relação geométrica com a curva “C”.Equação da Velocidade
V=ω×R(senθ+R/2L×sen2θ)
Onde:
V = velocidade; ᵚ = velocidade angular; R = raio (manivela), L = biela
Equação da Aceleração
a=ω^2×R(cosθ+R/L×cos2θ)
Onde:
V = velocidade; ᵚ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cinemática dos corpos rígidos
  • FÍSICA APLICADA – Cinemática do Corpo Rígido
  • Corpo rigido
  • Corpo rigido
  • Corpos rigídos
  • corpo rigido
  • Corpos rigidos
  • corpos rigidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!