Cinemática

Páginas: 12 (2778 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
Cinemática
Cinemática  é a parte da Mecânica que descreve o movimento, determinando a posição, a velocidade e a aceleração de um corpo em cada instante.
Tempo é uma noção aceita sem definição, fundamental na descrição de qualquer movimento. Os corpos em estudo, denominado móveis, são considerados pontos materiais. Ponto material é um corpo cujas dimensões não interferem no estudo dedeterminado fenômeno.
A física passa despercebida na nossa vida, ainda mais falando em cinemática. Você pode ver esta parte da física sendo usada a quase todos os momentos do dia. Porem onde é mais fácil visualizar é naquilo que possui movimento, como andar, correr para pegar um ônibus, chutar uma bola, jogar uma moeda para o alto, andar de bicicleta e até mesmo ir para o espaço, o que não é tão comumassim.

Torricelli
Nascido em 1608, em Faenza, Itália, Evangelista Torricelli estudou em uma escola jesuíta. Aos dezenove anos inscreveu-se na Universidade de Roma, onde estudou matemática sob a orientação de Benedetto Castelli. Teve como amigos de classe futuros matemáticos de fama, como Cavalieri e Ricci. Torricelli teve influências de grandes estudiosos como Galileu, do qual foi secretário ediscípulo. Anos mais tarde, Galileu morre e seus discípulos se dispersaram rapidamente.
Torricelli quis partir da vila onde seu mestre morrera, mas sua fama não o deixou. O Grão-Duque da Toscana nomeou-o matemático da corte, tornando-se sucessor de Galileu na cátedra de matemática da Universidade. Muitos estudos de Torricelli não sobreviveram, pois precediam ao período toscano, época na qual eleproduziu pouca coisa e sob a forma de apontamentos desordenados e frequentemente incompreensíveis e desconexos.
O surgimento de novas ciências experimentais tais como a física, a astronomia e as suas aplicações, a hidráulica e a balística, levou os estudiosos a resolverem novos problemas, problemas estes até então inexistentes. Torricelli fez vários estudos, entre eles o estudo sobre omovimento de projéteis e problemas de geometria. Na área da matemática fez grandes avanços, chegando a descobrir uma fórmula que pode calcular a velocidade final de um corpo, sem que se conhecesse o intervalo de tempo do movimento do mesmo.
“Apesar de todas as suas descobertas, Torricelli é mais lembrado por descobrir uma equação matemática que possibilita calcular a velocidade de um determinado corposem o conhecimento do intervalo de tempo que o mesmo permaneceu em movimento. Essa equação pode ser escrita da seguinte forma”:

Onde:
Vf é a velocidade final; 
Vi é a velocidade inicial; 
a é a aceleração; 
Δd é a variação de posição.
Tal equação pode ser utilizada para se calcular a velocidade do corpo que descreve movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), sem que se saiba porquanto tempo o móvel está em movimento.

René Descartes
Matemático francês nasceu em 31 de Março de1596 na cidade de Haia – Touraine. Mas a sua vida adulta foi passada sempre a viajar pelos países cultos da Europa. Descartes estudou no bonito e famoso colégio de La Flèche, entre os seus 8 e 16 anos. La Flèche foi construído por Jesuítas poucos anos antes da sua entrada, foi das mais importantesescolas européias daquela época.
Foi nesse clima "Galileano" que Descartes respirou o ar que lhe moldaria o gênio. Depois de ter obtido o bacharelado em Direito, pela universidade de Poitiers, Descartes sentiu-se ainda mais confuso e decide se dedicar às armas e alista-se, em 1618, nas tropas de Maurício de Nassau (um nosso conhecido, que esteve no Nordeste do Brasil durante a ocupação holandesana região), que na ocasião combatia contra os espanhóis pela liberdade da Holanda. Por esta época, conhece um jovem físico e matemático, Isaac Beeckman, que o estimulou a estudar física.
René Descarte virou um filósofo, físico e matemático francês.  Durante a Idade Moderna também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius.
Notabilizou-se, sobretudo por seu trabalho revolucionário...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cinemática
  • Cinematica
  • Cinemática
  • cinematica
  • cinematica
  • Cinemática
  • cinematicas
  • cinemática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!