cinemática do trauma

Páginas: 34 (8396 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013
1. INTRODUÇÃO

Tendo em vista que a maior parte dos atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros Miliar - CBM do estado do Mato de Mato Grosso do Sul, são ocorrências de atendimentos pré-hospitalar e que destas, uma boa fatia são do tipo acidentes de transito: atropelamentos, colisões que envolvem desde carros, motocicletas, ciclistas e pedestres, e todos os envolvidos nesse tipo deocorrências são considerados como vitimas de poli traumatismo.
Sendo assim, é extremamente necessário saber lidar com tal situação, sabendo avaliar a cinemática do trauma, para melhor escolher qual ação e/ou procedimento deveram ser adotados, no tratamento das respectivas vitimas.
Dentro deste contexto, o referido trabalho pretende trazer a perspectiva para identificar as diversas cinemáticas do trauma eseus respectivos efeitos (traumas) nas vitimas, para que as guarnições que estão prestando o primeiro atendimento tenham um norteamento sobre o que deve ser feito e como deve ser feito.
Dentro deste contexto o referido trabalho propõe os seguintes objetivos a serem alcançados com esta pesquisa:

• Definir cinemática do trauma;
• Saber o que é e como age a energia gerada em um acidente;
•Identificar as lesões associadas ao acidente e suas lesões para as vitimas;
• Relatar as lesões mais complexas e as lesões mais comuns;
• Explanar sobre lesões especifica de atropelamentos, quedas e de ferimento penetrantes;
• Reconhecer a importância do mecanismo do trauma na avaliação de uma vitima; e
• Saber decidir com base na cinemática do trauma, quais os melhores procedimentos a seremtomados para com a vitima.

A finalidade principal desta pesquisa é tonar evidente que na maioria dos casos de acidentes que somos acionados para atender é possível associar os ferimentos e lesões da vitima, apenas observando a cena do ocorrido, como por exemplo, em casos de capotamentos, colisões, choques, quedas de motos, queda da própria altura, de altura elevada, entre outros tipos de trauma.
Apartir desses conceitos, este trabalho procura melhorar o atendimento pré-hospitalar para com as vitimas dos mais diversos traumas, como citamos anteriormente, melhorando assim o tempo resposta das ocorrências, do atendimento e amenizando ainda mais o sofrimento das vitimas, pois como uma tomada de decisão correta e com a escolha dos procedimentos certos, se ganha tempo na imobilização, remoção etransporte da vitima para a unidade de atendimento médico especializado para receber os devidos cuidados.



















2. A HISTORIA DO TRAUMA

Processo de análise e avaliação da cena do acidente, com intuito de se estabelecer um diagnóstico o mais precoce possível das lesões resultantes da energia, força e movimentos envolvidos. O tratamento bem sucedido dostraumatizados depende da identificação das lesões ou das possíveis lesões e de uma boa avaliação.
Os profissionais responsáveis pelo atendimento ao politraumatizado devem ter dois tipos de lesões em mente. Existem aquelas facilmente identificáveis ao exame físico, permitindo tratamento precoce. E também aquelas que ditas potenciais, ou seja, não são óbvias ao exame, mas podem estar presentes pelomecanismo de trauma sofrido pelo paciente. Dependendo do grau de suspeita destas lesões pela equipe, danos menos aparentes podem passar desapercebidos, sendo tratadas tardiamente.
Deste modo, ressalta-se a importância de se conhecer a história do acidente. Quando bem acurada e interpretada pela equipe, tem-se a suspeita de mais de 90% das lesões antes de ter contato direto com o paciente.
As condiçõesde avaliação e o atendimento ao traumatizado podem ser divididos em três fases: pré-impacto, impacto e pós-impacto.

2.1 PRÉ-IMPACTO
São os eventos que precedem o acidente, tais como ingestão de álcool e ou drogas, condições de saúde do paciente (doenças preexistentes), idade, etc. Estes dados terão influência significativa no resultado final (SITE: LIGA ACAÊMICA DO TRAUMA – FACULDADE AGE)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cinemática do trauma
  • Cinemática do trauma
  • Cinemática do trauma
  • Cinemática do Trauma
  • cinematica do trauma
  • cinematica do trauma
  • Cinemática do trauma
  • Cinemática do Trauma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!