Cinco s culos passaram desde que o fil sofo grego Tales de Mileto descobriu a eletricidade

297 palavras 2 páginas
Cinco séculos passaram desde que o filósofo grego Tales de Mileto descobriu a eletricidade, esfregando um pano seco numa barra de âmbar até à invenção da primeira lâmpada incandescente pelo norte-americano Thomas Edison. A partir desse luminoso ano de 1880 a eletricidade estendeu-se em todas as facetas e actividades do quotidiano. A eletricidade se tornou a principal fonte de luz, calor e força utilizada no mundo moderno. Atividades simples como assistir à televisão ou navegar na internet são possíveis porque a energia elétrica chega até a sua casa. Fábricas, supermercados, shoppings e uma infinidade de outros lugares precisam dela para funcionar. Grande parte dos avanços tecnológicos que alcançamos se deve à energia elétrica.

A evolução tecnológica e demográfica, assim como a procura de um maior bem-estar e de uma melhor qualidade de vida conduziram, nos últimos tempos, a um crescimento muito rápido do consumo energético, nas várias atividades humanas, a nível mundial.

Por estar tão enraizada nos nossos gestos e tarefas, abdicar da eletricidade ser-nos-ia agora penoso. Já não conseguiríamos viver sem iluminação, nem deixar de usufruir dos inúmeros equipamentos elétricos que nos ajudam nas tarefas laborais. Seríamos incapazes de passar os dias sem usar telefones, computadores, faxes e impressoras. Não toleraríamos a ausência dos equipamentos elétricos de aquecimento e arrefecimento que nos melhoram o conforto.

Em suma, a eletricidade, tanto ou mais do que as outras formas de energia, é o motor da nossa vida moderna. Mas apesar desse valor, muitas vezes nos esquecemos das dificuldades, dos custos e dos impactos da sua produção e consumo.Obtida a partir de todos os outros tipos de energia, a eletricidade é transportada e chega aos consumidores no mundo inteiro por meio de sistemas elétricos complexos, compostos de quatro etapas: geração, transmissão, distribuição e consumo.

Relacionados

  • filosofia
    183755 palavras | 736 páginas
  • Livro Filosofando
    183755 palavras | 736 páginas
  • a Filosofia
    183755 palavras | 736 páginas