Cinco Mitos Sobre A Hist Ria Da Frica

Páginas: 7 (1575 palavras) Publicado: 25 de julho de 2015
Cinco mitos sobre a História da África

Joias da rainha núbia Amanishaketo, contemporânea do imperador romano Augusto 
 
 
        Escrevo inspirado na jornalista Christine Vrey, da Namíbia, que há alguns meses publicou a matéria Dez ideias erradas sobre a África, motivada pela notória falta de informação sobre o continente africano que prevalece nas sociedades ocidentais.  O texto foi divulgadoem português em muitas páginas, entre elas
http://eclipseafrica.blogspot.com.br/2012/06/dez-ideias-erradas-africa-uma.html.     
        Sabemos que no próprio Brasil, apesar das amplas e multisseculares influências culturais africanas, muitas pessoas creem que a África é um único país, habitado por selvagens, todos de pele negra ao extremo.  Sendo a contemporaneidade africana desconhecida emlarga margem pela maioria, a História da África é ainda mais ignorada, apesar da legislação  que determina o seu ensino nas escolas do país.  O brasileiro médio, no máximo, retém as generalizações correntes sobre o tráfico negreiro.  Suas referências, portanto, giram em torno da figura do africano como elemento necessário ao funcionamento da plantation americana.  Apenas uma máquina de produzirartigos agrícolas, e não o colonizador involuntário identificado por muitos dos intérpretes clássicos do Brasil.     
        A desinformação sobre aquele continente nada tem de nova.  Podemos recordar as lamentações de Nina Rodrigues, formuladas há mais de um século, acerca da África que morria "em nossas cozinhas" sem que conhecêssemos sequer as suas línguas.  Este desinteresse, no séculoXXI, favorece o projeto dos segmentos da direita que pretendem estabelecer, ou restabelecer, um pleno alinhamento do Brasil com a aliança militar ocidental na política externa.  Para eles, convém a manutenção do estereótipo do africano primitivo, incapaz de esforço intelectual e necessitado da tutela estrangeira para escapar da miséria absoluta e das guerras "tribais".  Assim como convêm os estereótipos doárabe fanático e terrorista, do indiano faminto e descalço, do russo pérfido e truculento, do chinês devorador de cães e eternamente disponível para o serviço sujo e mal pago.
         Obviamente, uma tendência de longo prazo não será revertida por um artigo de blog.  Penso, porém, que investir na desmistificação sempre traz bons resultados; ao menos, perdem-se algumas virgindades políticas. Selecionei, então, cinco das generalizações mais grosseiras que ouvimos (e eventualmente lemos) a respeito da História da África, comentando-as de acordo com uma bibliografia de fácil acesso.               
  1-Os africanos nunca foram capazes de desenvolver a escrita. As regiões que já faziam uso desta modalidade de comunicação antes da expansão colonial do século XIX importaram-na do mundo islâmico ouda Europa.   

      Mesmo que desconsiderássemos a escrita dos egípcios como africana, coisa que não faz sentido, a sentença seria um disparate.  Já no tempo que corresponde na Europa à Antiguidade Clássica, havia em Méroe, citada por Heródoto no século V a. C. como a "capital do reino dos etíopes", e situada no norte do atual Sudão, uma escrita cuja parte fonética foi decifrada pelo inglês F. I.Griffith entre 1900 e 1911.  Durante o reinado de Arcamani, que provavelmente governou Méroe no século III a. C., quando a República romana lutava contra Cartago pelo domínio do Mediterrâneo Ocidental, a chamada escrita meroíta substituiu quase por completo o egípcio antigo como língua impressa nos monumentos daquela região.  Ela comportava uma variante hieroglífica e outra cursiva, composta porum alfabeto de 23 sinais¹.  Também na área que hoje identificamos como o norte da Etiópia, no século III a. C., houve a reelaboração da grafia no sentido de uma aproximação com a língua autóctone, e um consequente afastamento do idioma arábico trazido do Iêmen (pré-islâmico, é claro), de onde os "etíopes" tinham recebido a escrita². 
              
2-Não havia organização estatal na África...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROVA DE HIST RIA DA FRICA
  • AD1 De Hist Ria Da Frica
  • CONHECENDO A FRICA PELA SUA HIST RIA
  • Hist Ria Da Frica
  • O MITO NAS HIST RIAS EM QUADRINHOS
  • Quest Es Hist Ria Da Mito
  • Cinco mitos e verdades sobre as emoções
  • Sobre O Conhecimento Na Hist Ria Da Humanidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!