CinciadosMateriaisUnidade02IIEstruturasCristalinasExercciosdeReviso 20150401092536

310 palavras 2 páginas
Ciência dos Materiais
Prof.: Kristopher Mendes
Unidade 02 II - Estruturas Cristalinas

Exercícios de Revisão

Curso:

Data:
Turma:

Observação: Utilize três decimais, devidamente arredondadas, para resolver as questões e apresentar as respostas.

1) Considerando o arranjo atômico, diferencie materiais cristalinos de materiais não-cristalinos. 2) Quais são as estruturas cristalinas mais comuns encontradas nos materiais metálicos?
3) O que você entende como “fator de empacotamento atômico” e de que depende?
4) O ferro tem estrutura cúbica de corpo centrado (CCC) e raio atômico igual a 0,124 nm a temperatura ambiente. Calcule o parâmetro de rede (nm) e o fator de empacotamento atômico (%) para o ferro nestas condições.
5) A 910°C o ferro passa de estrutura cúbica de corpo centrado (CCC) para estrutura cúbica de face centrada (CFC) e raio atômico igual a 0,129 nm. Calcule o parâmetro de rede (nm) e o fator de empacotamento atômico (%) para o ferro nestas condições.
6) Sabendo que o chumbo cristaliza no sistema CFC, que o seu raio atômico é igual a 0,175 nm e que a sua massa atômica é igual a 207,200 g/mol, determine o volume de sua célula unitária (m3) e a sua massa específica teórica (kg/m3).
7) Demonstre que para a estrutura cristalina CCC o comprimento da aresta da célula unitária (a) e o raio atômico (R) estão relacionados pela expressão .
8) Determine a relação entre o comprimento da aresta da célula unitária (a) e o raio atômico (R) para a estrutura cristalina CFC.
9) O nióbio possui um raio atômico igual a 0,143 nm e uma massa específica igual a 8,570 g/cm3. Determine se possui uma estrutura cristalina CFC ou CCC.
10) Um metal hipotético possui a estrutura cristalina cúbica simples. Se o seu peso atômico é igual a 74,500 g/mol e seu raio atômico é igual a 0,145 nm, determine a sua massa específica.

Relacionados