Cin Tica Enzim Tica Nathalya

596 palavras 3 páginas
Universidade Federal de Goiás
Instituto de Ciências Biológicas
Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular

Relatório de Aulas Práticas de Bioquímica
Cinética Enzimática
Integrantes: Álvaro Tito da Costa Dias Jackeline Nunes Nathalya Rodrigues Cordeiro Rogério Marcelino de Oliveira

Goiânia, Julho
2014

Cinética Enzimática

OBJETIVOS
Demonstrar experimentalmente o estudo da cinética enzimática, usando a invertase como exemplo.
Avaliar a atividade enzimática pela formação de produtos.
Verificar os efeitos do tempo, concentração de enzima, pH e concentração de substrato sobre a atividade da invertase.
Determinar o Km da invertase.
Relacionar a constante Km e os demais parâmetros cinéticos estudados aos conhecimentos teóricos sobre catálise enzimática e fisiologia celular.

INTRODUÇÃO
As reações químicas conduzidas pelos organismos vivos são, na sua maioria, catalisadas por enzimas, tornando a velocidade das mesmas compatíveis com as exigências metabólicas. Para esse experimento, utilizaremos a invertase da levedura que catalisa a hidrólise da sacarose para produzir Glicose e Frutose.
Invertase é uma enzima que catalisa a hidrólise da molécula de sacarose (dissacarídeo formado por α – D-glucose + β-D- frutose, ligados ligação glicosídica do tipo α (1-2). O caso da sacarose, ambas unidades de hexoses que constitui estão unidas pelo grupo redutor respectivo, sendo a sacarose um dissacarídeo não redutor.
A ação da invertase sobre a sacarose ocasiona a hidrólise do substrato, liberando como produtos da reação duas hexoses redutoras: α – D-Glucose e a β – D- Frutose. Estes açúcares redutores em meio fortemente alcalino e a quente formam enedióis que cedem seus elétrons para reduzir o reagente de 3,5-di-nitrosalicilato até 3-amino-5-nitro-salicilato, produzindo uma coloração alaranjada que será tanto mais intensa quanto maior for a concentração de açúcar redutor presente no meio.

MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais:

Relacionados