cinética quimica

Páginas: 3 (636 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2014
Cinética quimica:

É o estudo das velocidades das reações químicas. Nela é introduzida a varável tempo nas transformações físico-quimicas. Enquanto que na termodinâmica determina-se a variação daspropriedades de um sistema quando este passa de um estado equilíbrio para outro, a cinética se estabelece o tempo necessário para que a transformação ocorra. A cinética química esta baseada emprocessos químicos experimentais, que são modelados matematicamente por meio de equações diferenciais . O método consiste em montar a equação diferencial que retrata um determinado fenômeno e resolve-la,obtendo-se assim a função que representa, explicitamente, a variação da concentração dos reagentes com o passar do tempo.
As velocidades das reações dependem também de outros fatores como:Temperatura: quando se aumenta a temperatura de um sistema, ocorre também um aumento na velocidade da reação. Aumentar a temperatura significa aumentar a energia cinética das moléculas.
Superfície de contato:um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação. Um exemplo é quando dissolvemos um comprimido efervescente triturado: ele se dissolve mais rapidamente do que se estivesse inteiro,isto acontece porque aumentamos a superfície de contato que reage com a água.
Pressão: quando os participantes de uma reação são gasosos e se aumenta a pressão desse sistema gasoso, aumenta-se avelocidade da reação. Isso porque o aumento da pressão diminui o volume, intensificando as colisões das moléculas.
Concentração de reagentes: quanto maior a concentração dos reagentes maior será avelocidade da reação. Um exemplo é quando pegamos uma amostra de palha de aço e reagimos com ácido clorídrico concentrado e com ácido clorídrico diluído.

Luz: Algumas reações químicas se processam commaior velocidade em presença de luz, como por exemplo, a decomposição da água oxigenada. Por isso é que determinados produtos são comercializados em frascos escuros.

Catalisadores: os catalisadores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cinetica Quimica
  • Cinética quimica
  • Cinética quimica
  • Cinetica quimica
  • cinética química
  • Cinética química
  • Cinetica quimica
  • Cinética química

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!