Cinética quimica: efeitos das concentrações dos reagentes e efeitos da temperatura

Páginas: 8 (1831 palavras) Publicado: 22 de abril de 2012
[pic]







EFB 501 – Química I





EXPERIÊNCIA 12 e 13: CINÉTICA QUIMICA: EFEITOS DAS CONCENTRAÇÕES DOS REAGENTES E EFEITOS DA TEMPERATURA











Ederson Seiti Azuma – 11.00744-3
Rennê Faria Tavares – 11.02418-6
Mariana de Souza Lopes – 10.00894-2

NOME DO PROFESSOR: Lincoln Gonçalves Couto.










SÃO CAETANO DO SUL
2010
EXPERIÊNCIA 12 e 13:CINÉTICA QUIMICA: EFEITOS DAS CONCENTRAÇÕES DOS REAGENTES E EFEITOS DA TEMPERATURA.
Ederson Seiti Azuma – azuma.ed@gmail.com
Rennê Faria Tavares - renneft@hotmail.com
Mariana de Souza Lopes – mariii_lopes_@hotmail.com
Instituto Mauá de Tecnologia – IMT
Grupo 03, Turma 05 e Laboratório 09
Professor: Lincoln Gonçalves Couto



Resumo: Nesta experiência o nosso objetivo foi compreender oprocesso de cinética química que estuda a velocidade das reações químicas e fatores que os influenciam. O experimento de cinética química foi estudado em diferentes condições experimentais para determinar a velocidade das reações, tais condições externas podem ser citadas como: temperatura e concentração dos reagentes. Para realizar os experimentos utilizamos tubos de ensaio (fundo redondo e chato),bureta, água, gelo, aquecimento (bico de bunsen) e reagentes em diferentes concentrações (NaHSO3 e KIO3). Para definir a concentração dos reagentes, foi medido diferentes quantidades de KIO3 (x mL) e água destilada (10–x mL) e quantidade fixa e NaHSO3 (10 mL). Os reagentes foram misturados e assim podemos determinar o tempo da reação para calculo da velocidade. Em um segundo experimento(experiência 13) o estudo da cinética foi feito a partir da mistura de NaHSO3 e KIO3 em quantidades fixas, mas em temperaturas distintas. A partir dos dados obtidos podemos obter tabelas e gráficos para determinar expressões matemáticas e descrever as características de uma reação química.

Palavras-chave: Cinética química, Velocidade, Concentrações e Reação.


1. INTRODUÇÃO

No dia-a-diaocorrem reações químicas mais rápidas e outras mais lentas, e às vezes é interessante acelerar uma reação ou desacelerá-la. Assim um dos principais fundamentos da cinética química consiste no estudo da velocidade das reações químicas para poder controlar-las. A velocidade de uma reação química é uma medida da velocidade que um reagente é consumido ou um produto é formado. A sua grande importânciaprática é permitir analisar as reações químicas sob diferentes aspectos, como reações indesejáveis: corrosão dos metais, putrefação da carne, e reações desejáveis: síntese de produtos. O estudo da cinética química permite determinar o mecanismo da reação a partir de dados e analises experimental e como resultado obter um modelo da velocidade das reações, definirem as condições de temperatura, pressão,concentração dos reagentes e produtos, área de contato, utilização de catalisadores e principalmente a influencia de cada reagente para a cinética da reação.

A velocidade de uma reação está relacionada com a freqüência com que as moléculas dos reagentes se convencionam formando novos compostos químicos, para que uma reação ocorra é necessário que as moléculas dos reagentes colidam entre si.Porem novos compostos apenas se forma se as moléculas de reagentes estiverem corretamente orientadas e se sua energia for maior ou igual à energia de ativação, que a energia mínima para que os reagentes se transformem em produtos. Quanto maior for a energia de ativação, menor será a velocidade da reação, e para diminuir a energia de ativação pode-se usar um catalisador que facilita atransformação de reagentes em produtos.

Basta apenas uma observação corriqueira para perceber que a temperatura exerce muita influencia na velocidade das reações, o aumento da temperatura eleva a freqüência dos choques entre as moléculas dos reagentes e também a energia a qual elas se chocam aumentando a probabilidade de ocorrência de reação e também a velocidade de uma reação. Mas também é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cinética química – efeito das concentrações dos reagentes – efeito da temperatura
  • Cinética Química I – Efeito das Concentrações dos Reagentes
  • Experimento 12- Efeitos das concentrações dos reagentes
  • Cinética Química: Efeitos da Concentração dos Reagentes e da Temperatura sobre a Velocidade da Reação Relógio do Iodo
  • EFEITO DA TEMPERATURA E CONCENTRAÇÃO DOS REAGENTES: Na2S2O3 E HCl
  • Efeito do pH a diferentes concentrações
  • Efeito da concentração dos reagentes
  • Efeito da temperatura sobre os microrganismos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!