Cinética química

Páginas: 4 (864 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Introdução Teórica:


Cinética Química:

É o estudo da velocidade das reações químicas e dos fatores que influem nessa velocidade.
Em cinética química, admite-se uma fase intermediaria entrereagentes e produtos, em que se forma o complexo ativado.
A velocidade de uma reação é expressa na medida da rapidez com que os reagentes são consumidos e que os produtos são formados.


Cinéticaquímica quanto aos fatores que interferem na velocidade da reação:

Segundo Mortimer (2007) a rapidez ou velocidade com que se formam ou rompem as ligações dependem da natureza dos reagentes.Superfície de contato:

Se numa reação atuam reagentes em distintas fases o aumento da superfície de contato entre eles aumenta a velocidade das reações. Considerando, por exemplo, uma reaçãoentre uma substância sólida e uma líquida, quanto mais reduzida a pó estiver a substância sólida, maior é a superfície de contato entre as partículas de ambas as substâncias e, portanto, maior é apossibilidade de essas partículas colidirem umas com as outras.




Concentração dos reagentes:

O aumento da concentração dos reagentes promove o aumento do número de colisões entre as moléculas.Isso faz com que a probabilidade de colisões efetivas acontecerem para a formação do complexo ativado seja maior. Logo, quanto maior a concentração dos reagentes, maior será a velocidade da reação.Temperatura:

Temperatura: Grau de agitação das partículas que aumenta a probabilidade de colisões.
Com o aumento da temperatura, também aumenta o número de moléculas com energia igual ousuperior a energia de ativação. Havendo mais moléculas com energia maior ou igual a de ativação, aumenta a velocidade da reação. Com o aumento da temperatura, as moléculas se agitam mais, fazendo com que aprobabilidade de colisões efetivas aumente. Assim, a velocidade da reação aumenta. Alimentos na geladeira demoram muito mais para estragar do que no ambiente, isso porque as reações químicas feitas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cinetica Quimica
  • Cinética quimica
  • Cinética quimica
  • Cinetica quimica
  • cinética quimica
  • cinética química
  • Cinética química
  • Cinetica quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!